Está chegando a hora da Arena do Cavalo Crioulo receber os futuros ginetes da raça Crioula para a Final do Freio Jovem, que promete ser emocionante. Entre os dias 9 e 11 de novembro, a pista coberta no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio receberá meninas e meninos que carregam consigo a paixão pelo cavalo, herdada de berço, e que se preparam ao longo de todo o ciclo para brilharem com seus parceiros no palco onde nomes tão consagrados deixaram suas marcas para sempre na história da raça crioula.
O Freio Jovem é um capítulo importante no qual esses ginetes começam a escrever seus nomes nas competições da raça. O atual Freio de Bronze da categoria machos da edição 2023 do Freio de Ouro, Nathan Valadão e seu irmão Rian Valadão deram os primeiros passos nas competições da raça no Freio Jovem. Atuantes em competições esportivas da raça Valentina Jardim, vencedora da Supercopa do Proprietário na categoria B, e Ramiro Raposo, campeão no Freio do Proprietário na categoria Amador A, também tiveram o Freio Jovem como porta de entrada para as demais competições.
[CLIQUE AQUI E CONFIRA A CIRCULAR DA PROVA]
A final do Freio Jovem conta com 124 conjuntos inscritos que disputarão os títulos nas seguintes categorias: Infantil Feminino A e B, Infantil Masculino A e B, Juvenil Feminino A e B, Juvenil Masculino A e B. As etapas da Final do Freio Jovem contarão com a supervisão do Técnico do Cavalo Crioulo, Alexandre Pons Suñe.
[ACESSE O CATÁLOGO DA COMPETIÇÃO]
Jurados da Final do Freio Jovem
Para avaliar o desempenho da gurizada habilitada para as disputas estarão na tribuna Mário Fernando Bruce Suñe os seguintes trios de jurados:
Douglas Leite Gonçalves, Marco Antônio Stumpf e Santiago Schiavo são os responsáveis pelos julgamentos dos competidores das categorias Infantil Feminino e Masculino A e B. Já nas categorias Juvenil Feminino e Masculino A, Glauco Pinto Xavier, Leonardo Rodrigues Teixeira e Rodolpho Hickmann Demoliner serão o trio que conduzirá as avaliações dos participantes inscritos. E por fim, César Augusto Zolinger, Gustavo Weiand e Júlio Cesar Hax serão os responsáveis por julgar os inscritos Juvenil Feminino e Masculino B.
Microchipagem de Animais
Em atendimento ao Programa de Microchipagem, a ABCCC oferecerá aos proprietários presentes na Final do Freio Jovem a aplicação do microchip de identificação. O processo será realizado na área veterinária da associação, nas dependências do Parque de Exposições Assis Brasil, na quinta-feira, 09 de novembro, durante a revisão dos animais que participarão do evento. Salientamos que, além de ser gratuito, o processo é prático, simples, rápido e não causa nenhum tipo de desconforto ao animal, não interferindo em seu desempenho.
Não perca nenhum detalhe da final do Freio Jovem
O público que não puder comparecer para assistir presencialmente às provas da Final do Freio Jovem na Arena do Cavalo Crioulo poderá acompanhar todos os dias de competições por meio da Transmissão Ao Vivo no canal oficial do Cavalo Crioulo no YouTube, bem como na Twitch TV. A apresentação será feita por Estela Facchin, com comentários de Christina Freitas Bandeira de Mello, técnica do Cavalo Crioulo.
PROGRAMAÇÃO DA FINAL DO FREIO JOVEM 2023
07/11/2023 – Terça-feira
08h às 20h – Início da entrada dos animais
08/11/2023 – Quarta-feira
08h às 20h – Continuação da entrada dos animais
09/11/2023 – Quinta-feira
08h às 9h – Término da entrada dos animais
9h às 11h – Revisão dos animais do Freio Jovem
*revisão por ordem de catálogo
14h – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categorias Infantil A Feminino, Infantil A Masculino, Infantil B Feminino e Infantil B Masculino
10/11/2023 – Sexta-feira
8h – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categorias Juvenil A Feminino, Juvenil A Masculino, Juvenil B Feminino e Juvenil B Masculino
11/11/2023 – Sábado
08h – Mangueira 1 – Todas as categorias
Sequência – Bayard/Sarmento
13h30min – Prova de Campo
Adaptado: Cosas del Campo
Encontro para celebrar o Cavalo Crioulo: tradicional evento movimenta a Rainha da Fronteira
O Vazio Estatístico da Equinocultura Brasileira: Barreiras ao Desenvolvimento e à Prospecção de Negócios
"Interessantes como raça e indivíduos": Irmãos são destaque na Passaporte de Campo Largo/PR