Para alguns o início de uma longa caminhada, para outros a despedida da modalidade que lhes acolheu no mundo das provas do Cavalo Crioulo, para todos uma grande festividade para celebrar e afirmar a perpetuação das diversas vertentes da família crioulista. Foi nesse clima que a Arena do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, foi contagiada pela energia jovial, de 123 conjuntos, entre crianças e adolescentes, com idade de seis a dezesseis anos, para disputar as etapas da Final do Freio Jovem 2023, que aconteceram entre os dias 09 a 11 de outubro.
DE ENCHER OS OLHOS DOS JURADOS
O jurado e crioulista Glauco Pinto Xavier, das categorias Juvenil Feminino e Masculino A desta edição da Final do Freio Jovem 2023, ressaltou a importância da presença dos jovens na manutenção e aperfeiçoamento da raça Crioula. “Acreditamos [nós, jurados] em ver essa pista cheia e sendo utilizada pelas pessoas que vão iniciar o trabalho como criador, proprietário, ginetes”. Além dele, outros oito jurados participaram do processo de julgamento dos conjuntos da Final do Freio Jovem. Douglas Leite Gonçalves, Marco Antônio Stumpf e Santiago Schiavo das categorias Infantil Feminino e Masculino A e B, Leonardo Rodrigues Teixeira e Rodolpho Hickmann Demoliner nas categorias Juvenil Feminino e Masculino A, e César Augusto Zolinger, Gustavo Weiand e Júlio Cesar Hax, das categorias Juvenil Feminino e Masculino B. “É muito importante para nós vermos as crianças. Muito importante a evolução da raça e poder acompanhar e ver esse material que a raça Crioula nos permite julgar", complementa Glauco.
DELEGAÇÃO URUGUAIA
Fortalecendo os laços criados por meio do Cavalo Crioulo, pelo segundo ano consecutivo, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, recebeu para a Final do Freio Jovem, representantes vindos do Uruguai, este ano as disputas contaram com a presença de 10 competidores uruguaios. Andrea Munho, presidente do Freio Jovem e Proprietário do Uruguai, nesta ocasião responsável pela Delegação, ressalta os principais pontos observados na integração dos competidores: "Vemos uma evolução incrível por parte das nossas crianças e adolescentes. Essa troca cultural possível por meio do Cavalo Crioulo, possibilita ensinamentos que serão levados pela vida toda destes jovens", ressalta Andrea.
INFANTIL A – FEMININO
Sem dúvidas a serenidade da jovem ginete de apenas nove anos, Flávia Boeira Petim, que conduziu a zaina negra Saga Charrua, ambas estreantes em uma Final da modalidade, ajudaram com que a mesma executasse as melhores provas na sua categoria, e assim conquistasse as melhores médias, totalizando média final de 8,459 pontos, consagrando-se Campeã Infantil A – 2023. Quando questionada sobre o nervosismo de entrar em pista, uma única frase definiu as emoções da pequena, que negou ansiedade e disse estar "com o coração normal". Um fator a seu favor seja habitual ou genético, Flávia é filha do integrante da Equipe da Campeira, Renato Petim, que está presente nas lidas das provas do Cavalo Crioulo, e viu de perto com emoção a contemplação da sua filha. Saga carrega o registro 941, da criação de João Rouget Pérez Wrege, sendo uma filha de Uruguaio do Purunã e Contradança Charrua, exposta nesta final por Katiuscia Boeira, Cabanha Rincão dos Sinos, Canoas, Rio Grande do Sul.
INFANTIL A – MASCULINO
Após concluir a última corrida na Prova de Campo e na sequência ser chamado pelo narrador para a Volta Olímpica na Arena do Cavalo Crioulo, as lágrimas transbordaram o rosto do jovem ginete José Inácio Oliveira Teixeira, e não é para menos, ele acabou de conquistar a dobradinha neste ciclo, conquistando o Ouro e Prata na Categoria Infantil A – Masculino, conduzindo os animais Harmonia Afonsina e Harmonia Forquilha, respectivamente com médias totais de 10,197 e 10,043. Emocionando familiares, principalmente seu pai e dindo, que acompanham e incentivam de perto a trajetória do garoto, que vinha tentando o lugar mais alto do pódio, chegando bem próximo, ficando na quarta colocação em 2022, José que é de poucas palavras, demonstrou nas pistas seu trabalho e treinamento feito em casa. A tostada salina Afonsina, fiel montaria de José, é filha de Harmonia Señuelito e Harmonia Remolienda, de criação e exposição de Harmonia Agricultura e Pecuária Ltda, Cabanha Harmonia, de Santa Vitória do Palmar, Rio Grande do Sul.
INFANTIL B – FEMININO
Ela chegou lá com coraçao ficou acelerado! A ginete destaque da sua categoria, Helena de Azevedo Pereira, que no ciclo anterior ficou com a prata na Categoria Infantil B – Feminino, chegou ao topo do pódio na Final do Freio Jovem 2023, montando a recém estreante na modalidade Baronesa 10 Seni, juntas totalizaram 10,136 pontos de média final. Baronesa carrega o registro de produtor 10, a colorada é filha de Festejo 1061 Maufer e Maria Bassa Duda, de criação e exposição de RST Emp. Imon. e Agronegócios Ltda – ME, Cabanha Seni, de Cruzeiro do Sul.
INFANTIL B – MASCULINO
Saber reconhecer aquele que proporciona os momentos de conquista e alegria é fundamental para tornar-se campeão, como destaca o vencedor Henrique Deschamps Crispim, com voz trêmula ao falar do seu amigo Santa Alice Parejo: "É muito emocionante porque esse cavalo está no meu coração. Ele tá um craque pra mim. Eu amo esse cavalo porque eu faço qualquer coisa com ele. Eu sou grato a ele porque eu só conduzo ele e ele é o melhor pra mim”. Vindo de uma família do litoral de Santa Catarina, Henrique tem a vivência com o Cavalo Crioulo em casa, ele é filho de um ginete do Freio de Ouro, Jackson Crispim e da competidora de Laço Comprido, Danieli Deschamps Crispim. Totalizando média final de 10,218 pontos, Parejo é RP 901 da criação de Marcelo Bomfiglio Marçal, exposição de Marcos Antonio Deschamps, estabelecimento Poço Grande, de Gaspar, Santa Catarina. O garanhão tostado requeimado é filho de Ganadero da Harmonia e Santa Alice Tapera.
JUVENIL A – FEMININO
Selando a irmandade entre Brasil e Uruguai, afirmando que a paixão pelo Cavalo Crioulo ultrapassa fronteiras, a jovem uruguaia Paulina Sosa conduzindo a égua brasileira A Lo Largo Gauchita, conquistam o Ouro na Categoria Juvenil A – Feminino, com média final de 10,503 pontos. Paulina é integrante da delegação Uruguaia, que pelo segundo ano consecutivo participa das disputas na Final do Freio Jovem, no Brasil. A fêmea colorada é filha de Agua de Los Campos Y Maquena Criterioso, criada por Péricles Druck e Paulo Roberto Souto, exposta por Parceira Gaúcha.
JUVENIL A – MASCULINO
Liderando desde que entrou em pista, o ginete paranaense Caetano Massarotto Gonçalves montando o picaço LJG Alquimista, mostraram que além de subir de categoria, elevaram ainda mais a qualidade na execução dos movimentos, conquistando o primeiro lugar na Categoria Juvenil A – Masculino, com pontuação final de 12,403. Além dos títulos de Ginete Destaque e Melhor Cavalo Castrado. Conhecedor bem das pistas, a dupla disputa a modalidade desde 2020, e Caetano já esteve no pódio no ciclo de 2022. Alquimista, que é RP 02, é filho de Los Hermanos Cimarron e Boca Brava Cala Bassa, de criação de Jarbas Ricardo Munhoz Garcia, exposto por Vanderlei Honório Gonçalves, Cabanha Villa Massarotto, de Clevelândia, Paraná.
JUVENIL B – FEMININO
Amadurecimento e autoconhecimento são os destaques feitos pela ginete Laura Martinez Vencato que conduziu Jundiá do Canto do Mato Grande, que defendeu muito bem o título conquistado no ciclo 2022 e manteve-se intacto neste ciclo também, após o Bicampeonato na Categoria Juvenil B – Feminino, média final de 11,468. "Acredito que nesta final estou muito mais preparada, além de ter conhecido e amadurecido a relação com meu cavalo, com certeza faz toda diferença na hora de entrar em pista", destaca a jovem. Retornando às pistas, o rosilho tostado é filho de Abre Cancha da 3J e Rubia Telho Chico, criado por José Paulo Machado dos Santos, exposto pela própria ginete, CT Ricardo Wregue, de Jaguarão/RS.
JUVENIL B – MASCULINO
Entrando em pista com gosto de dever cumprido, muitos despedindo-se da modalidade e partindo para as próximas modalidades esportivas da raça, os "veteranos" da Final do Freio Jovem, na disputa da Categoria Juvenil B – Masculino tem o campeão do Ciclo 2023: Conrado Porto Rota com Las Callanas Que Facha, média final de 11,204. A colorada é uma filha de Nochero Chispero e Las Callanas Opinologa, criada por Criadero Las Callanas, exposta por Pedro Duarte Rota, Cabanha da Coronilha, de Santa Vitória do Palmar/RS.
Todas as médias por etapa estão disponíveis no App do Cavalo Crioulo.
>>> CONFIRA AQUI O RESULTADO DA FINAL DO FREIO JOVEM 2023 <<<
CONFIRA OS RESULTADOS:
INFANTIL A – FEMININO
1º LUGAR – MÉDIA FINAL: 8,459
GINETE DESTAQUE
BOX 02 SAGA CHARRUA
GINETE: FLAVIA BOEIRA PETIM
EXPOSITOR: CATIUSCIA BOEIRA
ESTABELECIMENTO: CABANHA RINCÃO DOS SINOS, CANOAS-RS
2º LUGAR – MÉDIA FINAL: 4,093
BOX 01 CHARLOTTE DA CBB
GINETE: GEORGIA GUIDO BORDIGNON
EXPOSITOR: ALEX SANDRO BORDIGNON
ESTABELECIMENTO: CABANHA BORDIGNON, SERTÃO-RS
INFANTIL A – MASCULINO
1º LUGAR – MÉDIA FINAL: 10,197
GINETE DESTAQUE
BOX 07 HARMONIA ALFONSINA
GINETE: JOSÉ INÁCIO OLIVEIRA TEIXEIRA
EXPOSITOR: HARMONIA AGRICULTURA E PECUÁRIA LTDA.
ESTABELECIMENTO: CABANHA HARMONIA, SANTA VITÓRIA DO PALMAR-RS
2º LUGAR – MÉDIA FINAL: 10,043
BOX 04 HARMONIA FORQUILHA
GINETE: JOSE INACIO OLIVEIRA TEIXEIRA
EXPOSITOR: HARMONIA AGRICULTURA E PECUÁRIA LTDA.
ESTABELECIMENTO: CABANHA HARMONIA, SANTA VITÓRIA DO PALMAR-RS
3º LUGAR – MÉDIA FINAL: 9,263
BOX 05 ÚLTIMA VALSA JS DO TREVO
GINETE: DIOGO GONÇALVES DA SILVA SILVEIRA
EXPOSITOR: JOÃO ALBERTO DUTRA SILVEIRA
ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA SANTO ANTÔNIO, JAGUARÃO-RS
4º LUGAR – MÉDIA FINAL: 7,755
BOX 10 SANTA ANA JUREMA
GINETE: BENJAMIN DE SOUZA TROCA
EXPOSITOR: WENDELL E ADINELSON TROCA
ESTABELECIMENTO: CABANHA WAT, RIO GRANDE-RS
INFANTIL B – FEMININO
1º LUGAR – MÉDIA FINAL: 10,136
GINETE DESTAQUE
BOX 21 BARONESA 10 SENI
GINETE: HELENA DE AZEVEDO PEREIRA
CRIADOR E EXPOSITOR: Rst Emp. Imob. E Agronegócios Ltda - Me ESTABELECIMENTO: CABANHA SENI, CRUZEIRO DO SUL-RS
2º LUGAR – MÉDIA FINAL: 10,132
BOX 14 PESSUELO DO ENCANTTO
GINETE: VICTORIA RISSI
EXPOSITOR: CARLOS ANTONIO RISSI
ESTABELECIMENTO: CABANHA DEL RISSI, PICADA CAFÉ-RS
3º LUGAR – MÉDIA FINAL: 10,006
BOX 30 FACEIRA DA LINHA SEIS
GINETE: ANITA DA SILVA GOI
EXPOSITOR: DOUGLAS STUMM MARDER
ESTABELECIMENTO: CABANHA QUATRO FIGUEIRAS, IJUÍ-RS
4º LUGAR – MÉDIA FINAL: 9,750 | URUGUAI
BOX 18 CAÑADA KARINA
GINETE: CARMELA LENGUAS
EXPOSITOR: DANIELA ALVEZ BRANCO
INFANTIL B – MASCULINO
1º LUGAR – MÉDIA FINAL: 10,218
GINETE DESTAQUE
BOX 45 SANTA ALICE PAREJO
GINETE: HENRIQUE DESCHAMPS CRISPIM
EXPOSITOR: MARCOS ANTONIO DESCHAMPS
ESTABELECIMENTO: POÇO GRANDE, GASPAR-SC
2º LUGAR – MÉDIA FINAL: 9,657
BOX 37 TL NOBRE GUAPO
GINETE: LUCCA XAVIER RODRIGUES
EXPOSITOR: JANINE XAVIER
ESTABELECIMENTO: CT GIOVANI RODRIGUES, CARAZINHO-RS
3º LUGAR – MÉDIA FINAL: 9,558 | URUGUAI
BOX 39 CAMPANA FLOR SANTA
GINETE: GERONIMO GHIRARDI
EXPOSITOR: GHIRARDI HNOS
4º LUGAR – MÉDIA FINAL: 9,540
BOX 34 CATARINA DE SANTA THEREZA
GINETE: FELIPE ALANO SOUZA FERNANDES
EXPOSITOR: RODOLFO BELMONTE MÓGLIA
ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA SANTA MARIA, BAGÉ-RS
JUVENIL A – FEMININO
1º LUGAR – MÉDIA FINAL: 10,503 | URUGUAI
BOX 61 A LO LARGO GAUCHITA
GINETE: PAULINA SOSA
EXPOSITOR: PARCERIA GAÚCHA
2º LUGAR – MÉDIA FINAL: 10,503
GINETE DESTAQUE
BOX 69 SANTO ONOFRE TIMBAÚVA
GINETE: MARIA MANOELA CAPALBO MILLEO
EXPOSITOR: NESTOR AUGUSTO/JORGE ROSAS DEMIATE JR.
ESTABELECIMENTO: CABANHA SANTO ONOFRE, PONTA GROSSA-PR
3º LUGAR – MÉDIA FINAL: 10,076
GINETE DESTAQUE
BOX 57 SANTO ONOFRE CALAMACO
GINETE: MARIA MANOELA CAPALBO MILLEO ROSAS DEMIATE
EXPOSITOR: NESTOR AUGUSTO/JORGE ROSAS DEMIATE JR.
ESTABELECIMENTO: CABANHA SANTO ONOFRE, PONTA GROSSA-PR
4º LUGAR – MÉDIA FINAL: 10,041
BOX 67 LUCRO CERTO DA CHARQUEADA
GINETE: RAFAELA GONÇALVES DA SILVA SILVEIRA
EXPOSITOR: JOÃO PAULO SILVEIRA
ESTABELECIMENTO: CABANHA DA IMBIRA, JAGUARÃO-RS
JUVENIL A – MASCULINO
1º LUGAR – MÉDIA FINAL:
GINETE DESTAQUE | MELHOR CAVALO CASTRADO
BOX 84 LJG ALQUIMISTA
GINETE: CAETANO MASSAROTTO GONCALVES
EXPOSITOR: VANDERLEI HONÓRIO GONÇALVES
ESTABELECIMENTO: CABANHA VILLA MASSAROTTO, CLEVELÂNDIA-PR
2º LUGAR – MÉDIA FINAL: 11,196
BOX 88 DAMA DE OURO 25 DA SORSUL
GINETE: LUIS PEDRO DE JESUS LIMBERGUER
EXPOSITOR: AGROPECUÁRIA SÃO JOÃO
ESTABELECIMENTO: AGROPECUÁRIA SÃO JOÃO, SANTA BÁRBARA DO SUL -RS
3º LUGAR – MÉDIA FINAL: 11,093
BOX 94 DOTADO DA RIGOROSA
GINETE: LUIS PEDRO DE JESUS LIMBERGUER
EXPOSITOR: AGROPECUÁRIA SÃO JOÃO
ESTABELECIMENTO: AGROPECUÁRIA SÃO JOÃO, SANTA BARBARA DO SUL-RS
4º LUGAR – MÉDIA FINAL: 10,872
BOX 73 OFERENDA DA TAMANCA
GINETE: RAMIRO TRINDADE TERRA
EXPOSITOR: LAURO CARDOSO TERRA E FILHOS
ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA TAMANCA, SANTA VITÓRIA DO PALMAR-RS
JUVENIL B – FEMININO
1º LUGAR – MÉDIA FINAL: 11,468
GINETE DESTAQUE
BOX 98 JUNDIÁ DO CANTO DO MATO GRANDE
GINETE: LAURA MARTINEZ VENCATO
EXPOSITOR: LAURA MARTINEZ VENCATO
ESTABELECIMENTO: CT RICARDO WREGUE, JAGUARÃO-RS
2º LUGAR – MÉDIA FINAL: 8,714
BOX 99 XUCRA INTENSA
GINETE: BRUNA NOGUEIRA ZAMBRANO
EXPOSITOR: EDUARDO GOMES ZAMBRANO E FILHOS
ESTABELECIMENTO: CABANHA XUCRA, PELOTAS-RS
3º LUGAR – MÉDIA FINAL: 8,636
BOX 102 TARANCÓN BIBIANA
GINETE: ANITA DUARTE DOURADO
EXPOSITOR: DEOLINDA HELENA COELHO DOURADO
ESTABELECIMENTO: CABANHA SIA DONA, CANGUÇU-RS
4º LUGAR – MÉDIA FINAL: 7,981
BOX 100 ARROGANTE DA GUANXUMA
GINETE: ANITA DUARTE DOURADO
EXPOSITOR: DEOLINDA HELENA COELHO DOURADO
ESTABELECIMENTO: CABANHA SIA DONA, CANGUÇU-RS
JUVENIL B – MASCULINO
1º LUGAR – MÉDIA FINAL: 11,204
GINETE DESTAQUE
BOX 105 LAS CALLANAS QUE FACHA
GINETE: CONRADO PORTO ROTA
EXPOSITOR: PEDRO DUARTE ROTA
ESTABELECIMENTO: CABANHA DA CORONILHA, SANTA VITÓRIA DO PALMAR-RS
2º LUGAR – MÉDIA FINAL: 10,994
BOX 111 FALCÃO 365 DA SIA'DONA
EXPOSITOR: DEOLINDA HELENA COELHO DOURADO
ESTABELECIMENTO: CABANHA SIA DONA, CANGUÇU-RS
GINETE: ABEL ABREU DOURADO NETO
3º LUGAR – MÉDIA FINAL: 10,948
BOX 119 DOUTOR DA GEMA
GINETE: THIAGO DA SILVA ALVES
EXPOSITOR: CONDOMÍNIO CUÑA
ESTABELECIMENTO: CABANHA CUÑA, CAXIAS DO SUL-RS
4º LUGAR – MÉDIA FINAL: 10,354
BOX 116 BASTEIRA DE SANTA THEREZA
GINETE: DAVI ALANO SOUZA FERNANDES
EXPOSITOR: RODOLFO BELMONTE MÓGLIA
ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA SANTA MARIA, BAGÉ-RS
PRÊMIOS ESPECIAIS
SELO DE RAÇA
BOX 112 PATAGÔNIA DO JACARÉ
R.P. 288, B532614, NMGC 7, NASC 05/11/2017, FEMEA, COLORADA, POR LA CASTELLANA EL CHASQUE(B284469) (PAI) E FACA BUENA DO JACARÉ(B295246) (MÃE) CRIADOR: HELDER MENDES LONGARAY EXPOSITOR: HELDER MENDES LONGARAY ESTABELECIMENTO: FAZENDA JACARÉ, CAMAQUÃ-RS GINETE: VITOR PADILHA LONGARAY
MELHOR CAVALO CASTRADO
BOX 84 LJG ALQUIMISTA
R.P. 02, B434206, NMGC 6, NASC 01/01/2014, MACHO, PICAÇA, POR LOS HERMANOS CIMARRON(B234496) (PAI) E BOCA BRABA CALA BASSA(B328371) (MÃE) CRIADOR: JARBAS RICARDO MUNHOZ GARCIA EXPOSITOR: VANDERLEI HONÓRIO GONÇALVES ESTABELECIMENTO: CABANHA VILLA MASSAROTTO, CLEVELÂNDIA-PR GINETE: CAETANO MASSAROTTO GONCALVES DOMADOR: JORGE MISSIONEIRO FILHO
Encontro para celebrar o Cavalo Crioulo: tradicional evento movimenta a Rainha da Fronteira
O Vazio Estatístico da Equinocultura Brasileira: Barreiras ao Desenvolvimento e à Prospecção de Negócios
"Interessantes como raça e indivíduos": Irmãos são destaque na Passaporte de Campo Largo/PR