Refletindo os trabalhos na lida do dia a dia das fazendas e estâncias, do Sul ao Norte, ramificando-se por toda extensão do território nacional, foi forjada sobre os arreios com o laço na mão um esporte, que virou paixão entre as diferentes culturas brasileiras, onde o Cavalo Crioulo mais uma vez destacou-se por sua funcionalidade, mansidão e resistência.
Reunindo homens e mulheres, pais e filhos, irmãos e amigos, os laçadores anualmente lotam as instalações do Parque Assis Brasil, em Esteio/RS, para definir os campeões do ciclo. Agora com a comodidade da Arena Coberta do Cavalo Crioulo, trazendo ainda mais conforto e possibilitando uma disputa ainda mais espetacular, uma novidade para a Final do Crioulaço: a disputa acontecerá em março, entre os dias 11 à 16 de março de 2024.
Ocupando espaço considerável entre as modalidades equestres, atualmente sem dúvidas o Laço Comprido é o esporte que mais tem participantes em todo o Brasil. Pensando em atender as necessidades e solicitações apresentadas pela Comissão do Crioulaço, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), buscou adequar o evento da final do Crioulaço 2024, como explica o Vice Presidente de Provas Esportivas Fernando Gonzales: "A Abccc vem buscando flexibilizações e adequações junto às solicitações da Comissão, com objetivo de atingir os sócios participantes do laço comprido, trazer a família e usuários do Cavalo Crioulo para dentro do evento, sem perder os costumes e características prestados pela Associação em seus eventos. E entre as solicitações estava que a data fosse alterada, e assim fizemos". Portanto, o evento que tradicionalmente era realizado em janeiro, a partir deste ciclo 2024, passa a acontecer em março.
Você pode conferir as mudanças no regulamento do Ciclo 2024, através do site Oficial do Cavalo Crioulo, nas abas Eventos > Regulamentos ou ainda no link a seguir:
>>> CONFIRA O REGULAMENTO COMPLETO DO CRIOULAÇO 2024 <<<
Foto: Felipe Ulbrich
Encontro para celebrar o Cavalo Crioulo: tradicional evento movimenta a Rainha da Fronteira
O Vazio Estatístico da Equinocultura Brasileira: Barreiras ao Desenvolvimento e à Prospecção de Negócios
"Interessantes como raça e indivíduos": Irmãos são destaque na Passaporte de Campo Largo/PR