Ronival e Zeca
Tempranito 2023 repleto de atrações e fortes emoções para quem está tendo o privilégio de poder se fazer presente no Núcleo do cavalo Crioulo de Bagé. Hoje vou falar sobre a apresentação do Ronival Ferreira, conhecido como “Bruxo dos Potros”, o encantador de cavalos, natural da cidade de Jaguariaíva – PR. Nasceu no campo, nos caminhos das tropas e sempre teve uma relação forte com a vida do campo. O apelido de Bruxo vem da facilidade e o dom de entender os animais como cavalos e pássaros.
Sua inspiração para iniciar esta atividade veio desde que ganhou uma revista em 1996, em que na capa tinha um homem bem pilchado, montado em um tordilho. O homem era o senhor Vilson Charlat de Souza, ginete que venceu o primeiro Freio de Ouro e que segundo o Bruxo foi a inspiração para ele alimentar o sonho de ser reconhecido nesse meio. Bruxo conta que ele não tem controle sobre isso, acontece de uma forma espontânea, fazendo a leitura corporal e os animais atendem, tornando sua apresentação um espetáculo digno de muitos aplausos.
Além do Bruxo, fomos presenteados com uma palestra do 5 (cinco) vezes campeão do Freio de Ouro, José Fonseca (Zeca) Macedo, natural do município gaúcho de Rio Grande, iniciou sua fala, nos contando que sua paixão pelo cavalo Crioulo veio de berço. Filho de criador, o ginete cresceu dentro do universo campeiro e através de sua própria iniciativa, somada às influências de sua família e aos exemplos tirados de profissionais consagrados, se especializou na arte de conduzir o cavalo, na seletiva mais completa da raça. Hoje, aos 43 anos de idade, o treinador coleciona diversas vitórias na modalidade. Além das cinco conquistas do título máximo, o ginete conta com a experiência de quem tem marcado presença em todas as decisões desde o seu início como profissional. Zeca além dos 5 (cinco) Freios de Ouro, conquistou também 3 (tres) Bocal de Ouro, além de outros vários troféus, desta forma sendo referência para muitos ginetes que possuem o sonho de um Freio de Ouro.
Imagem: FM Fotografia
Santa Vitória do Palmar vai selecionar o melhor da raça Crioula em Morfologia
Cavalo Crioulo no Chaco Paraguayo: “Impressionado com a grandiosidade deste projeto”
Primeira Seletiva Morfológica de Xangri-Lá define finalistas para a Expointer 2025