Jogador do Internacional é o mais novo associado do Cavalo Crioulo

Colunista: ABCCC

Terça-feira - 12 de dezembro de 2023

Jogador do Internacional é o mais novo associado do Cavalo Crioulo
O amor enraizado desde a infância nas estâncias uruguaias ganha um novo capítulo na vida do meio campista do Sport Clube Internacional, Carlos María De Peña[...]

O amor enraizado desde a infância nas estâncias uruguaias ganha um novo capítulo na vida do meio campista do Sport Clube Internacional, Carlos María De Peña Bonino. A paixão pelo Cavalo Crioulo, fortalecida pela ligação com o Centro de Treinamento Tomaz Gonçalves, resultou em uma experiência mais profunda entre o atleta e a essência da raça. A proximidade com a comunidade crioulista fez com que o meia De Peña se tornasse o mais novo sócio da Associação Brasileira de Cavalos Crioulos (ABCCC).

 

“Para mim, é uma honra fazer parte da Associação de Cavalos Crioulos, pois o Cavalo Crioulo faz parte da minha história e da minha família", relembra ele. Além disso, De Peña afirma que a proximidade com o Cavalo Crioulo através do CT lhe garante tranquilidade diante de uma rotina tensa e agitada. “Eu me sinto mais perto da minha casa. É uma forma de relaxar, aproveitar e desfrutar de algo que mais gosto", conclui o atleta.

 

Nascido em Montevidéu, no Uruguai, De Peña trouxe consigo essa ligação especial com os equinos crioulos ao se transferir para o clube gaúcho em 2022. A descoberta do Centro de Treinamento do Ginete do Freio de Ouro Tomaz Gonçalves, localizado na zona sul de Porto Alegre, praticamente no "pátio de casa", como o próprio De Peña se refere, foi oportuna para fortalecer seu contato com a com a raça crioula.

 

Essa relação de De Peña com o Cavalo Crioulo por meio do CT desempenhou um papel crucial na adaptação do meia e de sua família à nova realidade em terras gaúchas. A proximidade do Centro de Treinamentos, além de recordar a rotina das terras uruguaias e o elo com a raça crioula, auxiliou nesse vínculo da família, aliviando momentos de tensão com passeios descontraídos com seus filhos na zona Sul de Porto Alegre.  “Se eu não fiz um bom jogo, eu tenho nele [o cavalo crioulo] uma forma de desopilar; pego meus filhos e vou ao encontro desse que me ajuda a sair daquele espaço de tensão”, comenta ele.

 

"O CT fica ao lado de casa, então sempre que possível levo minha família. É um lugar onde podemos ficar tranquilos e perto da natureza. Após conhecer as instalações, fomos conversando e fazendo amizades, e daí nos aproximamos no CT. Quando compartilhamos esses momentos, as coisas se tornam naturais. Compartilhamos coisas que gostamos. Temos uma ótima relação de amizade, pois partilhamos do gosto pelos cavalos. Nossas esposas também se tornaram amigas e isso é fundamental para a nossa adaptação e bem estar. 

 

As frequentes visitas ao CT não apenas aprimoraram suas habilidades e conhecimentos sobre os Cavalos Crioulos, mas também deram origem a uma amizade entre o camisa 14 colorado e o experiente ginete do Freio Tomaz Gonçalves. Essa amizade, alimentada pelo amor compartilhado pelos equinos, resultou na recente parceria entre eles, culminando na criação da Cabaña Águila. A colaboração promissora colhe os primeiros frutos, com o credenciamento de duas éguas para a etapa do Bocal de Ouro, prevista para ser disputada em abril.

 

Ao se tornar sócio da Associação Brasileira de Cavalos Crioulos (ABCCC), De Peña se une a milhares de outros apaixonados que veem no Cavalo Crioulo uma afirmação de seu compromisso com a preservação e promoção da tradição, construindo narrativas únicas e significativas.

Acesso ilimitado aos nossos conteudos


Últimas Notícias

Santa Vitória do Palmar vai selecionar o melhor da raça Crioula em Morfologia

Cavalo Crioulo no Chaco Paraguayo: “Impressionado com a grandiosidade deste projeto”

Primeira Seletiva Morfológica de Xangri-Lá define finalistas para a Expointer 2025