Desencilhando meu tostado!

Colunista: Oswaldo Dornelles Pons

Domingo - 07 de janeiro de 2024

Desencilhando meu tostado!
Hoje foi daqueles sábados abençoados , temperatura agradável , e,  o pasto verde abundante , como a muitos verões não via…. Para quem gosta da lida[...]

Hoje foi daqueles sábados abençoados , temperatura agradável , e,  o pasto verde abundante , como a muitos verões não via…. Para quem gosta da lida  uma campereada assim, nos lava a alma .

Depois de examinar as pontas de gado , deixei de sobre mesa , um lote grande de potrancas . 

Sozinho, elas vieram cercar o meu cavalo , e eu comecei a reavaliar meus acasalamentos …os acertos e  erros …naquela rápida e espontânea aproximação delas ao meu cavalo , já deu para sentir os acertos no ponto de vista “de pré docilidade”, pois ainda não foram domadas…
Naturalmente , as mais ariscas , se retiraram , indicando a um prognóstico de indocilidade … mas repito , que ainda não foram domadas , e por isso poderão serem ainda dóceis .
É claro que no ponto de vista , morfológico , também as reavaliei .
Sai satisfeito com o que vi …imaginado já domadas com o desempenho desejado.

 

          

 

Quase todas , asseguradas pelas 12 matriarcas formadoras da base Tupambaé.

“Sai também pensando , nos perfis de inúmeros criadores ; estes na maioria das vezes buscam atalhos , buscando novidades , e quase sempre , pensam dar um passo à frente , e verdades dão três ou mais passos para trás .
“Digo isso , porque já cometi tal erro”
Muitas vezes no afã de algumas melhoras morfológicas , perdem no ponto de vista funcional e características das manadas já consolidadas e assim por diante…
“Mesmo assim , isso é o que nos motiva a sonhar e seguir. “
Para as pessoas novas , o lado bom do erro, é que depois de comprovados , estarão isentos de novos erros “…só que isso requer muito tempo…mas…??”

Então , sigo resiliente no que já comprovei , sem fechar os olhos para alguma nova possibilidade em agregar ao que já construí , importantes sangues que experimento , em doses moderadas …

“Criar cavalos , requer muita observação , ouvir as pessoas certas e se possível poucas. Não andar em zig zag, adquirindo linhagens não comprovadas , principalmente na funcionalidade .

“Por fim , até por não ter mais tempo, sigo os sangues que provei e ou comprovei  em mãos de terceiros. Jamais cair nos contos de fadas de falsos Marketing …”

Tupambaé , 06/01/24

Acesso ilimitado aos nossos conteudos


Últimas Notícias

Exposições Passaporte de Primavera movimentam Balsa Nova/PR e Santa Vitória do Palmar/RS

Santa Vitória do Palmar vai selecionar o melhor da raça Crioula em Morfologia

Cavalo Crioulo no Chaco Paraguayo: “Impressionado com a grandiosidade deste projeto”