Tudo bom cavaleiro, treinador e criador sabe a importância dos jarretes de seus cavalos. Infelizmente, eles podem apresentar diversas condições de saúde e anormalidades.
Certos problemas deixarão o cavalo doentio ou com pernas “feias”.
Certifique-se de estudar esses problemas e como você pode evitá-los!
Problemas de jarrete
1 - Spavin do pântano: Com um spavin do pântano, a parte frontal do jarrete apresentará inchaço ou inchaço, embora calor e claudicação não sejam comuns. Geralmente são causados por má conformação, tensão excessiva ou lesão.
2 - Thoroughpin: Com os pinos, há um inchaço suave logo acima da ponta do jarrete. Este fluido pode ser empurrado para frente e para trás. Freqüentemente, é causado por um cavalo sendo empurrado com muita força ou por uma lesão.
3- Jarretes tampados: Há inchaço na ponta do jarrete. O fluido se acumula para formar uma “tampa”. Embora feios, eles não causam problemas à maioria dos cavalos. Eles geralmente ocorrem devido a uma lesão ou estresse nas pernas, como um cavalo chutando em sua baia.
4 - Meio-fio: O ligamento plantar do tarso, que desce pela parte posterior do jarrete, apresenta espessamento ou arqueamento. Escorregar ou puxar o ligamento costuma ser a razão desse problema.
5 - Osteocondrite dessecans (TOC): Osso e cartilagem se separam do resto do osso. Cavalos jovens podem desenvolver TOC devido ao rápido crescimento ou trauma. Existe um componente genético em muitos casos.
6 - Fraturas: A maioria das fraturas é causada por trauma ou doença articular degenerativa. O jarrete consiste em oito ossos, o que o deixa suscetível a lesões.
Existem outras condições que podem afetar os jarretes do seu cavalo, embora estas sejam as mais comuns! É essencial que você cuide adequadamente das pernas do seu cavalo. Você pode reduzir o risco de muitos desses problemas.
Com informaçoes de: Emily Lutou |
Município de Balsa Nova sedia uma das penúltimas exposições passaporte do Cavalo Crioulo
Exposições Passaporte de Primavera movimentam Balsa Nova/PR e Santa Vitória do Palmar/RS
Santa Vitória do Palmar vai selecionar o melhor da raça Crioula em Morfologia