O potro castrado

Colunista: Oswaldo Dornelles Pons

Quarta-feira - 27 de março de 2024

O potro castrado
Meus amigos , como criador de cavalos crioulos , e que acredito no nas construções  genéticas funcionais que seguimos, me sinto na obrigação em defender essa[...]

Meus amigos , como criador de cavalos crioulos , e que acredito no nas construções  genéticas funcionais que seguimos, me sinto na obrigação em defender essa categoria de potros castrados . 

“Sei que  muitos criadores , sem saberem o que fazer com eles procuram descarta-lo que qualquer maneira .”Para muitos , ele passa ser moeda podre “. 

Para mim é uma tristeza saber que um animal com genética aprimorada , construída com muita cautela, venha ser transformada em carnes de açougues … ,”saber que suas carnes venham
ser entreverada com as carnes de animais maulas , sem serventia numa tripa de mortadela , num frigorífico !!!

Para mim , os vejo de outra forma . 
Pois se carregam nas veias os mais comprovados sangues funcionais , e conhecendo seus históricos familiares , não consigo “imagina-los como moedas podre de uma criação …

 

 

Culturalmente ficou fixado no sistema , de que um castrado não tem serventia .
Para mim é muito pelo contrário , 

Sempre repito , os aporreados , os de maus carácteres , até concordo que marchem para o abate . Mas o bons , jamais …

É bom lembrar que , a ABCCC oportuniza  aos castrados , participarem de todas as modalidades esportivas em igualdade as  fêmeas e machos inteiros . Acessando as mesmas premiações que elas oferecem …

“Eu, e minha família , somente encilhamos cavalos castrados ,por serem fáceis de lidar , e são para encilharmos a vida inteira…
 

Acesso ilimitado aos nossos conteudos

Últimas Notícias

Meu recanto de mangueira

Basco Onassis: importante "padrillo" da raça crioula vem a óbito

Vacaria sedia Passaporte Morfológica do Cavalo Crioulo no final de abril