ABCCC fechou parceria para também realizar exposição morfológica em evento simultâneo
Maio começa com um grande evento para a raça em Goiás, marcando a presença do Cavalo Crioulo naquele estado. Será realizada até o dia 5 de maio a Grande Final do Cavalo Crioulo na Liga Classe A. Em paralelo, no dia 2 de maio, ocorrerá a 1ª Exposição Morfológica Liga Classe A. Os dois eventos serão na Cabanha Alma Farrapa, na cidade de Jataí (GO), durante o rodeio nacional de laço comprido.
Conforme o expansionista da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Bruno Marques, a LCA reúne os principais competidores de laço comprido e foi idealizada pelo gaúcho Antônio Ademar, produtor rural e criador de cavalos Crioulos. Este será o segundo ano que a Cabanha Alma Farrapa irá sediar a final do Cavalo Crioulo na LCA. “Ele tem uma visibilidade muito grande. A Liga tem promotores de eventos afiliados em 18 estados. Para o Cavalo Crioulo, esta parceria desde o ano passado, nos viabiliza fazer contatos com novos promotores de eventos, fomentar e dar um apoio melhor para regiões onde não conseguimos chegar”, explica Marques.
Quanto à realização da 1ª Exposição Morfológica dentro da Liga, o expansionista da ABCCC explica que o objetivo é mostrar o Cavalo Crioulo e incentivar os praticantes do laço e até os criadores que estão no rodeio a se aproximarem da raça. “Passar informação do que na raça se busca, o que se procura, e mostrar realmente a raça Crioula. Vejo essa parceria como muito proveitosa e acredito que a gente vai colher bons frutos”, avalia o expansionista da ABCCC. Ele também se arrisca em dizer que a maioria dos animais participantes, dentro do rodeio dele, da final da Liga, são Crioulos.
As disputas na Cabanha Alma Farrapa iniciaram no dia 26 de abril com o Crioulaço Oficial. Já a competição da Liga começou no dia 29. No sábado, dia 4 de Maio, tem a Final Nacional Cavalo Crioulo. O extensionista da ABCCC conta que, como o Cavalo Crioulo estará presente nas demais provas e modalidades, os competidores que montarem exemplares da raça serão monitorados. “A gente fez a parceria com a Liga para premiar os melhores animais, os melhores Crioulos dentro do evento deles”, explica Bruno Marques.
Município de Balsa Nova sedia uma das penúltimas exposições passaporte do Cavalo Crioulo
Exposições Passaporte de Primavera movimentam Balsa Nova/PR e Santa Vitória do Palmar/RS
Santa Vitória do Palmar vai selecionar o melhor da raça Crioula em Morfologia