Acompanhei a formatação das notas morfo morfológicas (peso) , ainda antes da edição do primeiro Freio de Ouro.
“Como tudo seria novo , naquele momento , achei prudente a proposta do meu amigo Luís Carlos Albuquerque , que em bom momentos , nos advertiu que não poderíamos abandonar a “espinha dorsal da raça “, que seria a manutenção das qualidades morfológicas . Pois ali estaria nascendo uma nova ferramenta
seletiva da raça . Pois se ficássemos apenas a funcionalidade , correríamos o risco de fixar defeitos não desejáveis .
“Queríamos animais lindos e com muita funcionalidade “
“Lembrando sempre , que a morfologia deve estar a serviço da funcionalidade “.
“Confesso que por algum tempo , amigos próximos , pessoas que dava e dou crédito , comentavam que deveríamos diminuir o peso da nota morfológica , com hargunentos de que ali se tratava de um show funcional , e que em alguns inúmeras situações , as altas notas morfologiacas prejudicariam grandes exemplares craques funcionais …
Gerando assim , dúvidas na interpretação de pessoas que , por assistineram , pela primeira vez , ficariam confusos como torcedores pelos melhor funcionais .”
“Não nego , que por um período vacilei , se tratando de uma competição funcional , muitas vezes prejudicava animais com menos notas morfológicas , embora craques e favorecia os de maiores notas morfológicas .”
Porém , me reportando aos argumentos de Luís Carlos , e considerando , que é uma modalidade seletiva , fico convicto que não poderemos mudar nada na estrutura de notas do freio de ouro . Vejo que está tudo muito certo .
No entanto , penso que nada impediria , de que houvesse uma prova aberta a todas as categorias : “cujos participantes fossem inscritos , apenas sendo portadores de seus respectivos SBBs. (Castrados , inteiros e fêmeas “. Valendo assim a maior média funcional , com ausência da nota morfológica .
Apenas seguindo aos moldes das modalidades particulares que vem crescendo nas inscrições e participações em pistas .
A exemplo , me refiro as provas de redomões .
“Creio que num primeiro momento , não devemos exigir da ABCCC, pois sei dos impessilhos que poderão ocorrer perante ao próprio MAPA”
“Quem não anda desanda … , então penso que em vez das lamentações pela falta de liquides dos animais que habitam a base da pirâmide .
Precisamos entender , e separar as modalidades seletivas das esportivas …assim todos encontrarão os espaços desejados .
Também temos que ter em mente que nosso cavalo não se restringe
as modalidades seletivas…Sua versatilidade os habilitam a quase todas as modalidades esportivas .
“Por fim , sempre reafirmo , que a partir do Freio de Ouro, formatamos um biotipo de cavalo , além de lindo, equilibrado , porém sem exagero no ponto de vista volumes exagerados .
“Talvez meu desencontro com algumas pessoas , sobre avaliações morfológicas no que se refere as filas do freio de ouro , seja que existem animais muito equilibrados , corretos em suas partes bem aprumados , com enquadrados dentro das características raciais … , e que comparados com animais mais volumosos , perdem suas posições , e consequentemente
suas notas morfológicas .
Ao meu ver quando existem equivalências em qualidades , não poderiam obterem notas diferentes .
“Repito sempre ! Oxalá que tenhamos alto percentual de notas repetidas no quesito morfológico”.
“O cavalo crioulo é um animal mediano de estatura e volume ,
físico . Os exageros , no decorrer das provas , se evidenciam contra ao desempenho desejado por todos nós .
“Como sempre repito , existem excessões da regra !
Porém de modo geral , haverão dificuldades em manobras , que sejam necessárias manobras que exijam a “reunirem-se”. Exemplo : Uma delas a prova de mangueira “.
Entretanto , defendo o livre harbitrio para que aconteçam provas 100% funcionais , incluído todas as categorias , inclusive castrados , bastando apenas terem seus SBbs . É óbvio que sem a chancela da ABCCC . Pois participariam inclusive animais não confirmados , como a exemplo das provas particulares de redomões . Assim também acontece no Urugauy e Argentina .
“Volto a dizer , aí sim serão provas somente esportivas “.
Esclareço , que meu texto , manifesta o que sinto e jamais quero ser visto como dono da verdade .
“Se nos mantivermos juntos poderemos atender a todos “
Município de Balsa Nova sedia uma das penúltimas exposições passaporte do Cavalo Crioulo
Exposições Passaporte de Primavera movimentam Balsa Nova/PR e Santa Vitória do Palmar/RS
Santa Vitória do Palmar vai selecionar o melhor da raça Crioula em Morfologia