Funcionalidade, agilidade, força e movimentos certeiros deram o tom ao que se viu nesta quinta-feira (27/6) na pista do Parque Conta Dinheiro, em Lages/SC. Todos os 42 conjuntos que buscam garantir uma das vagas na grande final cumpriram as primeiras provas funcionais da Classificatória, as etapas de Andaduras, Figura Volta sobre patas e Esbarradas, alterando ambas as lideranças do ranqueamento parcial da seletiva. Lembrando que daqui, direto da Serra Catarinense, podem sair até quatro fêmeas e quatro machos classificados para a Final do Freio de Ouro 2024.
>> Clique para ver as parciais após Andaduras, Figura, VSP e Esbarradas <<
Entre as 24 éguas competindo, a nova primeira colocada da parcial tirou a diferença e subiu mais de dez posições após um alto desempenho conquistado nas etapas de hoje, saindo da décima terceira nota morfológica para o topo do ranking: Napinda da Quinta, agora na ponta entre as concorrentes da categoria chega à média de 18,986. Com a condução do ginete Tomaz Gonçalves, é criação e propriedade da Estância Boa Vista da Quinta, município de Rio Pardo/RS. Estando entre as mais jovens desta semifinal, Napinda faz sua estreia no Freio de Ouro neste ciclo atual, se credenciando aqui mesmo em Lages.
Líder Andaduras, Figura, VSP e Esbarradas | Categoria Fêmeas
BOX 04 NAPINDA DA QUINTA
R.P. 1282, B558445, NMGC 7, NASC 22/11/2018, FEMEA, GATEADA,
POR HILÁRIO DA DOM MANOEL(B323696) (PAI) E FLOR DE ESTAMPA DA QUINTA(B374963) (MÃE)
CRIADOR: PÉRICLES E DINAH DRUCK
EXPOSITOR: PÉRICLES E DINAH DRUCK
ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA BOA VISTA DA QUINTA, RIO PARDO-RS
GINETE: TOMAZ MARQUES IGNACIO GONÇALVES
DOMADOR: MARIO CEZAR SOARES CARVALHO
Enquanto isso, entre os 18 machos que disputam a categoria, a primeira colocação foi conquistada por Campeio da Cabanha Santa Fé, o mais jovem entre os concorrentes, que alcança a média de 18,667 após conquistar placas altas na avaliação das provas de hoje (no dia anterior havia ficado com a 11ª melhor nota morfológica). O cavalo gateado também faz sua estreia, tendo sido credenciado em Araranguá/SC, com desempenho que lhe garantiu a melhor nota no ranking que definiu os habilitados para essa classificatória. Representando o seu criatório de origem, a Cabanha Santa Fé, de Aceguá/RS, o líder é conduzido pelo ginete Fábio Teixeira da Silveira.
Líder Andaduras, Figura, VSP e Esbarradas | Categoria Machos
BOX 27 CAMPEIO DA CABANHA SANTA FÉ
R.P. 519, B569989, NMGC 7, NASC 03/10/2018, MACHO, GATEADA,
POR JA IMPULSO(B317108) (PAI) E RAPOSA DO ITAPORORÓ(B263920) (MÃE)
CRIADOR: GILBERTO RODRIGUES DE FREITAS
EXPOSITOR: GILBERTO RODRIGUES DE FREITAS
ESTABELECIMENTO: CABANHA SANTA FÉ, ACEGUÁ-RS
GINETE: FÁBIO TEIXEIRA DA SILVEIRA
A programação da Classificatória da Região 5, organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), ocorre em parceria com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense - Pedro Paulo Lisboa. A avaliação dos conjuntos, tanto da categoria Fêmeas quanto da categoria Machos, nesta semifinal em Lages está sob o julgamento do trio Alexandre Pons Suñe, Leonardo Alberton Ardenghy e Manoel Vanderlei Braz Gonçalves. Já a supervisão técnica do evento é de Adolfo José Martins Neto, técnico credenciado à ABCCC.
PROGRAMAÇÃO DOS PRÓXIMOS DIAS:
28/06/2024 - SEXTA-FEIRA
9h - Mangueira I - Categorias Fêmeas/Machos
14h - Campo I - Categorias Fêmeas/Machos
29/06/2024 – SÁBADO
9h - Início da Fase Final:
Mangueira II, Bayard-Sarmento e Campo II (Categorias Fêmeas/Machos)
Município de Balsa Nova sedia uma das penúltimas exposições passaporte do Cavalo Crioulo
Exposições Passaporte de Primavera movimentam Balsa Nova/PR e Santa Vitória do Palmar/RS
Santa Vitória do Palmar vai selecionar o melhor da raça Crioula em Morfologia