O desafio com o gado entrou em pista para definir quem segue em busca de uma das oito vagas para a decisão do Freio de Ouro disponíveis através desta Classificatória de Santa Catarina. Com a primeira fase concluída, após as etapas de Mangueira e Campo realizadas nesta sexta-feira (28/06), o Parque de Exposições Conta Dinheiro em Lages/SC já tem os 24 conjuntos - 12 fêmeas e 12 machos - que seguem na disputa e retornam para a programação final na manhã de sábado, 29 de junho. Veja quem são os habilitados no link da planilha a seguir.
>> Clique e veja as parciais da 1ª fase da Classificatória de Lages <<
Mostrando que a competição será placa a placa, acirrada até o fim, mais uma vez a categoria Fêmeas têm alternância na posição de liderança. Quem entra na fase final com a vantagem de estar no topo entre as 23 concorrentes que concluíram o dia agora é Basca Comadreja-Te, exemplar que estreia sua campanha em provas do Freio de Ouro neste ciclo atual, já tendo inclusive participado do Bocal de Ouro, realizado no mês de abril. Representando o criatório que lhe dá marca, a Cabanha Basca de Uruguaiana/RS, a égua baia garantiu o credenciamento na região em prova realizada no município de Araranguá/SC. Competindo sob a condução do ginete Fábio Teixeira da Silveira, chega a média de 17,868 até o momento.
[esquerda da foto]
Líder da 1ª Fase | Categoria Fêmeas
BOX 21 BASCA COMADREJA-TE
R.P. 958, B497473, NMGC 8, NASC 25/12/2015, FEMEA, BAIA SALGO ESQUERDO BRAGADA, POR CHARQUE SENSATO(B454471) (PAI) E BT DECISÃO II(B356375) (MÃE)
CRIADOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS
EXPOSITOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS
ESTABELECIMENTO: CABANHA BASCA, URUGUAIANA-RS
GINETE: FÁBIO TEIXEIRA DA SILVEIRA
Uma certeza nesta seletiva é de que nada está resolvido até o último momento de cada etapa. Entre os 16 machos que finalizaram o dia, um novo nome assume a posição de destaque na parcial da categoria. Ao fim das corridas de campo, Machaço da Tamanca se torna o novo líder, competindo com a condução do ginete Antonieto da Rosa. Alcançando a média de 18,365 nesta primeira fase, o cavalo gateado é exposto pelo condomínio formado pelas cabanhas Benvenutti, Mosimann, Caetano & Bernhardt e busca a sua terceira participação consecutiva em Finais do Freio de Ouro, onde já marcou presença em 2022 e 2023. Nesta temporada, o conjunto se credenciou ao ranking regional através da prova realizada em Barra Velha/SC.
[direita da foto]
Líder da 1ª Fase | Categoria Machos
BOX 39 MACHAÇO DA TAMANCA
R.P. 490, B492708, NMGC 7, NASC 28/10/2015, MACHO, GATEADA,
POR FACEIRO DO RECANTO CRIOULO(B210113) (PAI) E HARMONIA VOLTEADA(B318912) (MÃE)
CRIADOR: LAURO CARDOSO TERRA E FILHOS
EXPOSITOR: CONDOMÍNIO CABANHAS BENVENUTTI, MOSIMANN, CAETANO &
BERNHARDT
GINETE: ANTONIETO DA ROSA
Organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a Classificatória da região 5 acontece em parceria com o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos da Serra Catarinense - Pedro Paulo Lisboa. O julgamento dos conjuntos, tanto da categoria Fêmeas quanto da categoria Machos, nesta semifinal em Lages está sob a responsabilidade do trio Alexandre Pons Suñe, Leonardo Alberton Ardenghy e Manoel Vanderlei Braz Gonçalves. Já a supervisão técnica do evento é do técnico credenciado à Associação, Adolfo José Martins Neto.
PROGRAMAÇÃO:
29/06/2024 – SÁBADO
9h - Início da Fase Final:
Mangueira II, Bayard-Sarmento e Campo II (Categorias Fêmeas/Machos)
Exposições Passaporte de Primavera movimentam Balsa Nova/PR e Santa Vitória do Palmar/RS
Santa Vitória do Palmar vai selecionar o melhor da raça Crioula em Morfologia
Cavalo Crioulo no Chaco Paraguayo: “Impressionado com a grandiosidade deste projeto”