Mais uma vez as seletivas do Freio de Ouro fazem como “casa” a pista coberta do Parque Liberdade, no município de Rolante/RS, agora para determinar quem são os animais que garantem vaga na final através da Classificatória Gaúcha Norte. Um total de 88 conjuntos competem a partir desta quarta-feira (10) até o domingo (14), nesta que é a sétima semifinal da temporada e a penúltima chance de pleitear um espaço entre os melhores do ciclo na grande final que ocorre durante a Expointer. No primeiro dia, destaque na ponta das filas para jovens animais que fazem sua estreia nas pistas da prova multifuncional da raça.
O topo da avaliação a cabresto entre as 48 éguas inscritas ficou destinada a uma das mais jovens concorrentes. Isla dos Castanheiros, que corre como inédita neste ciclo, então estreando na modalidade, já havia participado do Bocal de Ouro no mês de abril e, ainda anteriormente em sua trajetória, marcou presença na Morfologia da Expointer de 2021. Atingindo 7,650 de nota morfológica, a fêmea que traz a genética do tri finalista do Freio de Ouro, BT Hospedeiro, e Aguada dos Castanheiros obteve o seu credenciamento na seletiva realizada em Vacaria/RS, representando o seu criatório de origem, a Cabanha das Castanheiros de Pejuçara/RS (que inclusive também emplacou uma dobradinha na fila, com Guardia Vieja dos Castanheiros, outra filha de BT Hospedeiro, logo atrás na segunda colocação do dia). Nas etapas funcionais, Gabriel Viola Marty é o ginete que assume a condução da atual líder da categoria.
>> Clique e veja a planilha da etapa morfológica das fêmeas nesta semifinal <<
Líder Etapa Morfológica Fêmeas
BOX 04 ISLA DOS CASTANHEIROS
R.P. 789, B564414, NMGC 6, NASC 13/11/2018, FÊMEA, PICAÇA, POR BT HOSPEDEIRO (B115082) (PAI) E AGUADA DOS CASTANHEIROS(B353086) (MÃE)
CRIADOR: MIGUEL E RODRIGO SCARPELLINI CAMPOS
EXPOSITOR: MIGUEL E RODRIGO SCARPELLINI CAMPOS
ESTABELECIMENTO: CABANHA DOS CASTANHEIROS, PEJUÇARA-RS
GINETE: GABRIEL VIOLA MARTY
DOMADOR: ALISSON VARGAS BUENO
MÉDIA PARCIAL: 7,650
No outro grupo, onde 41 machos receberam as notas de conformação, a história foi semelhante, colocando um exemplar que também disputa sua primeira temporada do Freio de Ouro em 2024. Somando expressivos 8,400 de média morfológica, Basco Galileu-TE largou na frente, representando seus atuais proprietários, a Cabanha Legenda de Bento Gonçalves/RS, e virá na parte funcional também conduzido pelo ginete Gabriel Viola Marty. Mérito de um cavalo já premiado morfologicamente, com campanha em exposições nos ciclos de 2022 e 2023 (quando, inclusive, esteve na Morfologia da Expointer destes dois anos), tem suas características de selo racial herdadas de As Malke Sedutor-Te e Basca Água Benta. Credenciado através da prova realizada aqui mesmo em Rolante/RS, já havia passado pela decisão dos inéditos, o Bocal de Ouro desta temporada.
>> Clique e veja a planilha da etapa morfológica dos machos nesta semifinal <<
Líder Etapa Morfológica Machos
BOX 54 BASCO GALILEU-TE
R.P. 1403, B579627, NMGC 6, NASC 29/08/2019, MACHO, GATEADA, POR AS MALKE TORMENTO-TE (B296959) (PAI) E BASCA ÁGUA BENTA-TE (B450269) (MÃE)
CRIADOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS
EXPOSITOR: JUAREZ VANDERLEI DA CONCEIÇÃO
ESTABELECIMENTO: CABANHA LEGENDA, BENTO GONÇALVES-RS
GINETE: GABRIEL VIOLA MARTY
DOMADOR: RODRIGO SABEDRA GIORGIS
MÉDIA PARCIAL: 8,400
A organização do evento é da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), contando com a parceria do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Encosta da Serra. Dois trios avaliam os concorrentes desta semifinal: Gustavo Silveira Rodrigues, Luciano Corrêa Passos e Rodrigo Rodrigues Teixeira no julgamento da categoria Fêmeas; enquanto a divisão dos Machos tem as notas determinadas por Douglas Leite Gonçalves, Luiz Martins Bastos Neto e Mateus Gularte da Silveira. A supervisão técnica da prova é de Thiago Andreolla Persici, profissional credenciado à ABCCC.
FREIO DE OURO 2024: PAIXÃO QUE CONECTA
Patrocínio: John Deere, Banrisul, KTO, Florestal, Vetnil e Supra
Apoio: ABHB, Oviedo, Selas Dumont e RAM
Veja a programação restante:
11/07/2024 - QUINTA-FEIRA
9h - Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas - Categoria Fêmeas (Box 01 ao 24)
Intervalo
Sequência - Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas - Categoria Fêmeas (Box 25 ao 48)
12/07/2024 - SEXTA-FEIRA
9h - Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas - Categoria Machos (Box 49 ao 72)
Intervalo
Sequência - Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas - Categoria Machos (Box 73 ao 96)
13/07/2024 – SÁBADO
9h - Mangueira I - Categorias Fêmeas/Machos
Intervalo
Sequência - Campo I - Categorias Fêmeas/Machos
14/07/2024 – DOMINGO
8h - Início da Fase Final - Categorias Fêmeas/Machos
Exposições Passaporte de Primavera movimentam Balsa Nova/PR e Santa Vitória do Palmar/RS
Santa Vitória do Palmar vai selecionar o melhor da raça Crioula em Morfologia
Cavalo Crioulo no Chaco Paraguayo: “Impressionado com a grandiosidade deste projeto”