Etapa Morfológica da Classificatória Aberta marca o retorno das competições do Cavalo Crioulo na Arena Coberta, em Esteio
Após a necessidade imposta pela força da natureza em suspender todas seletivas e atividades na Arena Coberta do Cavalo Crioulo, em Esteio/RS, devido às enchentes que ocasionaram prejuízos em todo estado gaúcho, a terça-feira, 30 de julho, é um marco para a raça crioula: Voltamos para casa! Em uma tarde em que até o sol brilhou mais forte no Parque de Exposições Assis Brasil, 48 fêmeas e 48 machos, entraram em pista para enfrentar a primeira etapa do circuito, e assim receber a nota Morfológica. Até o sábado, 3 de agosto, a última semifinal funcional à Final do Freio de Ouro 2024, a Classificatória Aberta, reúne aqueles que tentam até o fim conquistar o tão sonhado lugar na disputa, que acontece durante a Expointer, no próximo mês.
Entre as seis demais Classificatórias já realizadas (Gaúcha Sul, Gaúcha Norte, Paraná e Santa Catarina, além das internacionais na Argentina e Uruguai), a sétima semifinal do ciclo 2024, conta com animais que já tentaram conquistar uma vaga na região na qual foram credenciadas, mas devido ao alto nível ficaram de fora. Com médias acima de 17 pontos, o ranking determina quais animais estão aptos a disputar esta semifinal. Desta forma, grande parte dos concorrentes já esteve em pista, então a experiência confronta com a pressão do momento.
Após a Admissão Técnica realizada pelo Inspetor Técnico Credenciado à Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, ABCCC, Alexandre Pons Suñe, as Fêmeas, passaram pela avaliação morfológica do trio de jurados designado pelo Conselho Deliberativo Técnico para a categoria, composto pelos brasileiros Ciro Manoel Canto de Freitas e Mário dos Santos Suñe e o argentino Rodrigo Diaz de Vivar. Credenciada em Santo Amaro da Imperatriz, Santa Catarina a representante da Cabanha Duplo M, de Rio Negrinho/SC, Duplo M La Rienda com Fagner Crescencio Espindola, largaram na ponta das fêmeas nesta classificatória, após receberem "nota de cabresto" de 7,800. Após campanha morfológica em 2023, a filha de Hijo Bueno Del Guapo e Duplo M Dinastia, inicia este ciclo em busca de uma vaga na final funcional. A Colorada é de criação e exposição de Maurício Mariani. Elas, as fêmeas, voltam à pista quarta-feira, amanhã, 31, para mostrar a funcionalidade na Etapa de Andaduras, Figura, Voltas Sobre Patas e Esbarradas.
Líder Parcial Categoria Fêmeas Após Etapa Morfológica – Média: 7,800
BOX 06 DUPLO M LA RIENDA
R.P. 78, B555236, NMGC 6, NASC 05/12/2018, FEMEA, COLORADA, POR RE HIJO BUENO DEL GUAPO(B393570) (PAI) E DUPLO M DINASTIA(B364747) (MÃE)
CRIADOR E EXPOSITOR: MAURÍCIO MARIANI ESTABELECIMENTO: CABANHA DUPLO M, RIO NEGRINHO-SC GINETE: FAGNER CRESCENCIO ESPINDOLA Credenciada em Santo Amaro da Imperatriz/SC – Média 18,538
Os "padrillos" entraram em pista logo após a ordenação da fila e notas das Fêmeas, para passar pelo mesmo processo, com trio de jurados diferente. Na ocasião, os responsáveis por avaliar a Categoria Machos foram Federico Arguelles, José Francisco Pereira de Moura e Rodrigo Albuquerque Py. Os raios dourados já anunciavam o fim da tarde, coincidência notada na pelagem do ponteiro da Categoria Machos, o colorado douradilho RZ Malo Abrigo da Carapuça – TE conduzido por Rian De Vasconcelos Valadão, que conquistou média parcial nesta primeira etapa de 7,750. Entre os 16 exemplares que estão correndo o primeiro ciclo na busca de uma vaga na grande final funcional, Malo Abrigo, estreou no Bocal de Ouro 2024, após sua campanha morfológica, onde conquistou título de Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça. Filho de BT Lucero e RZ Doña Linda da Carapuça, o jovem garanhão foi criado por Rubens Elias Zogbi e está sendo exposto pelo Condomínio Malo Abrigo. As disputas da categoria retomam na quinta-feira, 1 de agosto, com a primeira etapa funcional.
Líder Parcial Categoria Machos Após Etapa Morfológica – Média: 7,750
BOX 81 RZ MALO ABRIGO DA CARAPUÇA-TE
R.P. 1746, B524058, NMGC 5, NASC 30/09/2016, MACHO, COLORADA DOURADILHA, POR BT LUCERO(B146172) (PAI) E RZ DOÑA LINDA DA CARAPUÇA(B431256) (MÃE) CRIADOR: RUBENS ELIAS ZOGBI EXPOSITOR: CONDOMÍNIO MALO ABRIGO GINETE: RIAN DE VASCONCELOS VALADÃO DOMADOR: RODRIGO SABEDRA GIORGIS Credenciado em Herval/RS – Média 18,988 (Bocal de Ouro)
◼️CONFIRA AS MÉDIAS PARCIAIS DA ETAPA MORFOLÓGICA FÊMEAS E MACHOS
*PROGRAMAÇÃO CLASSIFICATÓRIA ABERTA 2024:*
31/07/2024 - QUARTA-FEIRA
9h – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Fêmeas (50% dos admitidos – Divulgação após admissão)
Intervalo
Sequência – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Fêmeas (50% dos admitidos – Divulgação após admissão)
01/08/2024 - QUINTA-FEIRA
9h – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Machos (50% dos admitidos – Divulgação após admissão)
Intervalo
Sequência – Andaduras/Figura/VSP/Esbarradas – Categoria Machos (50% dos admitidos – Divulgação após admissão)
02/08/2024 – SEXTA-FEIRA
9h – Mangueira I – Categorias Fêmeas/Machos
Intervalo
Sequência – Campo I – Categorias Fêmeas/Machos
18h – Evento de Lançamento projeto Freio de Ouro
18h30 – Peleia em parceria com a ABHB
19h30 - Show Lisandro Amaral
03/08/2024 - SÁBADO
9h – Início da Fase Final – Categorias Fêmeas/Machos
13h – Cerimônia de Premiação
Santa Vitória do Palmar vai selecionar o melhor da raça Crioula em Morfologia
Cavalo Crioulo no Chaco Paraguayo: “Impressionado com a grandiosidade deste projeto”
Primeira Seletiva Morfológica de Xangri-Lá define finalistas para a Expointer 2025