Desde a primeira transmissão ao vivo do Freio de Ouro, e ao longo de todas as edições e eventos que se sucederam as transmissões ao vivo dos eventos da raça se configuraram como uma das principais e inclusivas ferramentas de aproximação entre o público e o Cavalo Crioulo. Fiel ao slogan do Freio de Ouro, "Paixão que Conecta", todos os entusiastas da raça que não puderem comparecer presencialmente às provas de encerramento do ciclo, durante a 47ª edição da Expointer estarão conectados através do canal oficial no Youtube à emoção que essas grandes finais proporcionarão.
Esta tradição que se estabeleceu ao longo dos anos, não apenas com a transmissão das finais seletivas e esportivas de cada ciclo, mas também com as classificatórias que levam ao Freio e, mais recentemente, com a viabilização das transmissões das exposições, passaportes e prévias morfológicas do ciclo 24, une mais de cem mil apaixonados inscritos no canal. Seja na televisão ou no celular, em qualquer lugar do Brasil e no exterior, a presença virtual nas competições do Cavalo Crioulo se consolidou e conectou ainda mais os apaixonados por cavalos crioulos aos eventos promovidos.
Em todo o ciclo 24, a audiência continuou a acompanhar de perto e vibrou a cada seletiva, passaporte e prévias morfológicas. Para aqueles que não puderem estar fisicamente na Arena do Cavalo Crioulo para assistir as provas que ocorrem durante a Expointer, a transmissão ao vivo será a extensão das arquibancadas do palco principal da raça.
Para garantir uma cobertura de qualidade desses grandes eventos que encerram o ciclo de provas funcionais e morfológicas, além da Supercopa Jovem, um time de craques levará tudo de melhor para quem estiver assistindo. Eles estarão à frente das transmissões, trazendo todas as emoções e detalhes da Morfologia Expointer, do Freio de Ouro e da Supercopa Jovem.
Morfologia Expointer - Categoria Machos
Rosto e voz reconhecidos no cenário crioulista, a jornalista Estela Facchin conduzirá a transmissão das categorias, campeonatos e grandes campeonatos dos exemplares da categoria Machos. Durante a transmissão, os comentários ficarão a cargo de Tiago José Mallmann, que, além de ser técnico credenciado da ABCCC, foi o cabanheiro responsável por conduzir Don Gonçalo Melchor, Grande Campeão da Morfologia Expointer em 2021.
Morfologia Expointer - Categoria Fêmeas
Na categoria Machos, o jornalista Sandro Fávero, conhecido por quem acompanha as provas do Cavalo Crioulo, será responsável pela transmissão das categorias Machos e suas respectivas etapas. Ao seu lado, nos comentários, estará Thiago Andreolla Persici, também técnico da raça. Thiago possui uma longa trajetória com o Cavalo Crioulo, atuando como comentarista em provas esportivas e funcionais, sendo reconhecido por sua presença como supervisor técnico em eventos da raça organizados pela associação e pelos núcleos de criadores
Freio de Ouro
Estela Facchin, que esteve presente em quase todas as seletivas ao Freio, comandará a transmissão da prova funcional do Cavalo Crioulo. Ao lado de Estela, o time contará com dois especialistas da raça que atuarão como comentaristas: Alexandre Pons Suñe e Ramiro Raposo de Moura. Dispensando apresentações, Alexandre é inspetor técnico e jurado efetivo da raça, tendo atuado como comentarista na seletiva Gaúcha Sul deste ciclo. Já Ramiro, integrante da comissão jovem da Associação é o atual campeão no Freio do Proprietário categoria Amador A, possui conhecimento sobre a raça e também já atuou como comentarista durante as classificatórias deste ciclo.
Supercopa Jovem
Sandro Fávero retorna ao microfone do canal oficial do Cavalo Crioulo, para apresentar a segunda edição da Supercopa Jovem. Desta vez ele terá a companhia de Filipe da Silva Lisboa que comentará as provas dos nossos jovens ginetes. Filipe é Jurado de Modalidades Esportivas do Cavalo Crioulo e faz parte da Comissão Jovem da ABCCC. Fez sua estreia como comentarista na Gaúcha Sul.
Definidos os jurados da Classificatória no Uruguai
Égua de Guarapuava leva o grande campeonato e melhor exemplar da raça Crioula
Égua de Guarapuava leva o grande campeonato e melhor exemplar da raça Crioula