Modalidade da ABCCC será realizada no Parque de Exposições Assis Brasil com expectativa de grande disputa
A semana será movimentada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A Arena do Cavalo Crioulo vai receber mais uma final do Freio do Proprietário, promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Os conjuntos com melhor desempenho durante o ciclo participarão de etapas semelhantes às do Freio de Ouro. Os conjuntos estão preparados para as disputas das categorias Master e Amador A, Master e Amador B, e Feminina, incluindo aqueles que defenderão seus títulos e os representantes uruguaios.
Conforme o coordenador da Subcomissão do Freio do Proprietário da ABCCC, Daniel Vicente de Macedo, a expectativa mais uma vez é das melhores possíveis. "Mais uma vez uma grande final com mais de 180 participantes, superando as expectativas e mostrando a força da modalidade mesmo depois de um ano um ano difícil que o pessoal do Rio Grande do Sul, principalmente, enfrentou. Isso nos traz uma alegria muito grande porque trabalhamos sempre pensando no bem da modalidade, em fazer crescer a modalidade, e a gente vê hoje o quanto é importante essa modalidade para a raça Crioula, o quanto ela movimenta CTs, empresas que vivem do Cavalo Crioulo", destaca, acrescentando ainda que isso é fruto do trabalho da associação com os núcleos de criadores que vêm fomentando provas exclusivas da modalidade.
Macedo informa ainda que serão apresentadas mudanças para o próximo ciclo, com a inclusão da categoria Senior A. A avaliação será realizada por jurados, que analisarão o desempenho de cada conjunto em sua respectiva categoria. Na Categoria Amador A estarão Darlei Hess e Luciano Comiotto. Na Categoria Amador B os jurados serão João Luis Arisio e Artur Carvalho Rocha, enquanto na Categoria Master A, a avaliação estará a cargo de Fernando Harger e Lauro Varela Martins. Já na Categoria Master B os jurados serão Marco Antônio Stumpf e Ricardo de Freitas Labrêa. E na Categoria Feminina a avaliação será de Amanda Azambuja e Luiz Antero Peixoto. O evento conta com o patrocínio de John Deere, KTO, Supra e Savarauto. Apoios de Vetnil, Jolimont e Real Wood. Cabanhas Parceiras: Aurora, Capanegra, Liberdade, Quaraci, Santa Fé e Tamanca.
Confira a programação
25 de Setembro de 2024 (Quarta-feira)
08h30min – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categoria Amador A
Sequência – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categoria Master A
26 de Setembro de 2024 (Quinta-feira)
08h30min – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categoria Amador B Sequência – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categoria Master B
Sequência – Andaduras, Figura, Volta Sobre Patas e Esbarradas – Categoria Feminino
27 de Setembro de 2024 (Sexta-feira)
08h30min – Mangueira 1 – Categorias Amador A, Master A Sequência – Intervalo
Sequência – Amador B, Master B e Feminino
Sequência – Campo 1 – Categorias Amador A e Master A
28 de Setembro de 2024 (Sábado)
08h30min – Mangueira 2 – Todas as categorias
Sequência – Bayard-Sarmento - Amador e Master A
Sequência – Intervalo
Sequência – Bayard-Sarmento - Amador e Master B
Sequência – Campo 2 – Amador e Master A
Santa Vitória do Palmar vai selecionar o melhor da raça Crioula em Morfologia
Cavalo Crioulo no Chaco Paraguayo: “Impressionado com a grandiosidade deste projeto”
Primeira Seletiva Morfológica de Xangri-Lá define finalistas para a Expointer 2025