Após etapa de Mangueira, maioria das lideranças se mantém no Freio Jovem 2024

Colunista: ABCCC

Sábado - 09 de novembro de 2024

Após etapa de Mangueira, maioria das lideranças se mantém no Freio Jovem 2024
A programação de sexta-feira (8) teve a missão de completar as primeiras etapas, com as categorias Juvenis B (Feminina e Masculina) fazendo sua entrada na final com as provas de Andaduras, Figura,[...]

A programação de sexta-feira (8) teve a missão de completar as primeiras etapas, com as categorias Juvenis B (Feminina e Masculina) fazendo sua entrada na final com as provas de Andaduras, Figura, Volta sobre patas e Esbarradas, desafio concluído no turno da manhã. Logo após, a tarde foi reservada para testar a condução dos jovens ginetes na demonstração da aptidão vaqueira de seus cavalos na etapa de Mangueira, na qual todas as categorias atualizaram seus rankings parciais.  

 

>> Clique aqui para ver a parcial atualizada desta Final do Freio Jovem 2024 <<

 

Nas quatro divisões das categorias Infantis, todas as primeiras colocações se mantiveram em relação aos resultados já conquistados nas provas anteriores. Na Infantil Feminina A, Alice Ramos Pereira da Silveira concorre sozinha montando Haracano da Picada do Maya, mas segue demonstrando toda sua habilidade para tirar o melhor da sua participação nessa decisão, agora com a média 6,806. Enquanto isso, na Infantil A Masculina, o destaque segue firme com o ginete mirim José Inácio Oliveira Teixeira, agora somando 11,538 de média. Junto de Harmonia Fiesta Gaúcha, o pequeno já conhece muito bem os pódios desta arena coberta, já que recentemente foi campeão da 2ª Supercopa Jovem, durante a Expointer 2024.

 

Líder Parcial Infantil A Feminina

BOX 131 HARACANO DA PICADA DO MAYA 

GINETE: ALICE RAMOS PEREIRA DA SILVEIRA

MÉDIA PARCIAL:  6,806

 

Líder Parcial Infantil A Masculina

BOX 03 HARMONIA FIESTA GAUCHA

GINETE: JOSÉ INÁCIO OLIVEIRA TEIXEIRA  

MÉDIA PARCIAL: 11,538

 

Avançando um pouco mais nas idades, a ponta da lista de concorrentes na divisão Infantil B Feminina continua com a ginete Joana Zambrano dos Santos Silva montando Postre do Capão Grande, passando o conjunto agora a acumular a média de 12,472. Lembrando que, além do Freio Jovem, Joana também participa das provas de resistência da raça, como a Marchita e o Enduro. Do outro lado, na Infantil B MasculinaRaul Santiago Carneiro dos Santos conduz Gurucaia Essência, mantendo a vantagem de líder parcial. O jovem ginete já tem premiações na sua trajetória, como o 3º lugar na 2ª Supercopa Jovem (em 2024) e o 2º lugar na Final do Freio Jovem 2022. 

 

Líder Parcial Infantil B Feminina

BOX 24 POSTRE DO CAPÃO GRANDE  

GINETE: JOANA ZAMBRANO DOS SANTOS SILVA

MÉDIA PARCIAL: 12,472

 

Líder Parcial Infantil B Masculino

BOX 42 GURUCAIA ESSÊNCIA

GINETE: RAUL SANTIAGO CARNEIRO DOS SANTOS 

MÉDIA PARCIAL: 11,938

 

As categorias Juvenis tiveram destino semelhante, com a diferença de algumas mudanças de posições significativas que alteraram uma liderança. Entre as meninas que concorrem na Juvenil A Feminina, a melhor média até o momento segue vinda da participante que integra delegação do Uruguai: Paulina Sosa, montando Gorriona Caraguatá, que agora soma 11,719 de avaliação. Esse é o terceiro ano consecutivo em que Paulina participa da final brasileira e, em 2023, sagrou-se campeã da sua categoria. Já na divisão Juvenil A Masculina, a única posição de líder que teve alterações com a etapa de Mangueira. Quem assumiu o posto de primeiro colocado foi Caetano Massarotto Gonçalves (ginete que conquistou o Ouro nesta mesma categoria em 2023), nesta decisão correndo com o cavalo NH Inocêncio e chegando à nota parcial de 11,131.

 

Líder Parcial Juvenil A Feminina

BOX 55 GORRIONA CARAGUATA 

GINETE: PAULINA SOSA 

MÉDIA PARCIAL: 11,719

 

Líder Parcial Juvenil A Masculina

BOX 79 NH INOCÊNCIO

GINETE: CAETANO MASSAROTTO GONCALVES  

MÉDIA PARCIAL: 11,131

 

Na vez das categorias que contemplam os competidores de 15 e 16 anos, dois desempenhas que chamaram a atenção pelas notas conquistadas. Na Juvenil B Feminina, a ginete que venceu os Freios Jovens de Prata e Bronze no ano passado começou colocando toda sua habilidade em pista. Maria Manoela Capalbo Milleo Rosas Demiate, nesta decisão montando Santo Onofre Ipacaraí (cavalo de criação da sua família) termina o dia com a liderança através de seus 11,306 pontos de média. Já no grupo que fecha as categorias da modalidade, a Juvenil B Masculina, sempre trabalhando com um desempenho próximo de gabaritar as provas, João Pedro Félix Neves da Fontoura é quem abre vantagem, somando uma média de 12,778, a maior até o momento entre os competidores desta Final do Freio Jovem. 

 

Líder Parcial Juvenil B Feminina

 BOX 100 SANTO ONOFRE IPACARAÍ

GINETE: MARIA MANOELA CAPALBO MILLEO ROSAS DEMIATE 

MÉDIA PARCIAL: 11,306

 

Líder Parcial Juvenil B Masculina

BOX 110 DIVISA DE SANTA THEREZA 

GINETE: JOÃO PEDRO FÉLIX NEVES DA FONTOURA 

MÉDIA PARCIAL: 12,778

 

O evento, que se encerra com a definição dos campeões neste sábado (9), conta com o julgamento de três duplas de jurados: Arthur Severo Zago e Cláudia Figueira Py (categorias Infantis A e B), Diogo Pinto Ferreira e Nicanor da Luz Neto (Juvenis A) e Júlio Netto dos Santos Danielski e Roberto Martins Crespo (Juvenis B). A supervisão técnica é de Adolfo José Martins Neto, profissional credenciado à ABCCC. 

Acesso ilimitado aos nossos conteudos


Últimas Notícias

Litoral Norte Gaúcho realiza Exposição Passaporte do Cavalo Crioulo nesta semana

Freio de Ouro - Livro reúne gerações

Futuro em pista: Final Nacional do Freio Jovem define campeões do ciclo 2024