Evento em Xangri-Lá também auxilia no fomento e promoção da raça Crioula na região litorânea
A primeira exposição Passaporte de Xangri-Lá (RS), organizada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Litoral Norte, será realizada nesta semana no município do litoral do Rio Grande do Sul. A seletiva no Centro de Eventos do município, nos dias 15 e 16 de novembro, vai classificar mais oito exemplares, quatro machos e quatro fêmeas, para a Morfologia Expointer 2025, realizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).
Conforme o vice-presidente do Núcleo e membro da comissão organizadora, Diego Fernandes, o evento marca um avanço importante na promoção da raça na região. Ressalta ainda que a exposição é fruto da parceria com a ABCCC, que confiou ao núcleo a organização desta etapa classificatória. “Sem dúvidas, um evento dessa grandiosidade é de extrema importância para o município, para o núcleo e para todos que vêm nos prestigiar”, destaca Fernandes, reforçando que a equipe está empenhada em proporcionar uma experiência de qualidade aos participantes e visitantes.
A expectativa é de um número expressivo de animais e visitantes, o que, segundo Fernandes, reflete o crescimento do Cavalo Crioulo no litoral norte. A região vem se tornando um centro ativo para criadores, centros morfológicos e centros de treinamento, incentivando tanto novos quanto antigos criadores a participarem. “O evento não é feito para nós, mas para aqueles que vêm nos prestigiar”, enfatiza, ressaltando o papel do evento em fomentar o envolvimento contínuo dos apaixonados pela raça crioula.
Para o dirigente, o aumento das exposições e provas na região contribui não só para o fortalecimento da cultura do Cavalo Crioulo, mas também para o crescimento econômico local. “A economia do setor cresce junto com a expansão dos eventos, trazendo mais criadores e centros de treinamento para o litoral norte”, afirma Fernandes. O evento reúne tanto criadores tradicionais quanto novos participantes.
O presidente do Núcleo, Adriano da Silva Pacheco, destaca que a exposição morfológica de Xangri-Lá tem se consolidado ano a ano, principalmente pelo apoio recebido do Prefeito Celso Bassani que também é criador da raça. "A organização que procuramos manter é do mesmo padrão que a associação sempre demonstra. Receber bem os nossos criadores é o nosso objetivo e assim chegamos nesse ano com a primeira exposição passaporte realizada no Litoral Norte", enfatiza.
O julgamento ficará a cargo de Mauro Ferreira, como jurado principal, e Thierry Oliveira como jurado auxiliar. Já o técnico responsável será Felipe Caccia Maciel.
Confira a programação
15 de Novembro de 2024 (Sexta-feira)
9h - Categoria de Incentivo Machos e Fêmeas
14h - Categoria Machos (Potranco maior e menor, e cavalos menor e adulto)
16 de Novembro de 2024 (Sábado)
09h - Categorias Fêmeas (Potrancos menor e maior, éguas menor e adultas, e categorias a Campo)
14h - Campeonatos e Grandes Campeonatos
Foto: Felipe Ulbrich/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective
Santa Vitória do Palmar vai selecionar o melhor da raça Crioula em Morfologia
Cavalo Crioulo no Chaco Paraguayo: “Impressionado com a grandiosidade deste projeto”
Primeira Seletiva Morfológica de Xangri-Lá define finalistas para a Expointer 2025