As temperaturas elevadas e o calor intenso em dias de verão podem ser um desafio para os cavalos

Colunista: Cosas del Campo

Segunda-feira - 03 de fevereiro de 2025

As temperaturas elevadas e o calor intenso em dias de verão podem ser um desafio para os cavalos
As temperaturas elevadas e o calor intenso em dias de verão podem ser um desafio para os cavalos pois a exaustão pelo calor pode comprometer o bem-estar destes animais. Existem quatro elementos[...]

As temperaturas elevadas e o calor intenso em dias de verão podem ser um desafio para os cavalos pois a exaustão pelo calor pode comprometer o bem-estar destes animais. Existem quatro elementos ambientais que mais afetam a temperatura corporal: a temperatura e umidade do ar, a radiação solar e o vento.

Por se tratar de uma combinação destes fatores, muitas vezes é difícil se não impossível de se especificar, quando se inicia o estresse calórico, uma vez que dada combinação pode ser favorável ou desfavorável, dependendo do animal e das condições particulares na qual ele se encontra.

A adaptabilidade pode ser avaliada pela habilidade do animal de se ajustar às condições ambientais médias, assim como aos extremos climáticos. Como sinais de estresse térmico nos equinos podemos citar o aumento da frequência respiratória, da frequência cardíaca, sudorese, vasos periféricos aparentes na superfície corpórea, aumento da temperatura retal, entre outros sintomas.

A temperatura retal permite avaliar se em condições de estresse térmico esses animais estão conseguindo manter sua temperatura dentro dos limites normais. Nos equinos a temperatura retal pode variar entre 37,2 e 38,2 0C.

Alterações nas frequências cardíaca e respiratória podem evidenciar tentativas orgânicas para sair da condição de estresse térmico a que esses animais estão submetidos. Nos equinos, a frequência cardíaca normal em repouso pode variar entre 32 e 44 batimentos por minuto e a frequência respiratória normal em repouso varia de 8 a 16 respirações por minuto.

Saiba mais em nosso blog: www.horseguide.com.br

Fonte de consulta: Efeito do Estresse Térmico e do Exercício sobre Parâmetros Fisiológicos de Cavalos do Exército Brasileiro (2002).

Acesso ilimitado aos nossos conteudos


Últimas Notícias

Saiba quem serão os jurados da primeira seletiva nacional rumo ao Freio de Ouro 2025

Inscrições abertas para o Bocal de Ouro e Expo-Outonal

Sonho de guri realizado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul