Primeiros colocados nas Exposições Morfológicas terão vaga na Expointer 2025

Colunista: ABCCC

Sexta-feira - 21 de fevereiro de 2025

Primeiros colocados nas Exposições Morfológicas terão vaga na Expointer 2025
Participar da Final da Morfologia do Cavalo Crioulo na Expointer é o grande objetivo de cabanheiros e expositores que buscam essa oportunidade ao longo da temporada. Agora, no Ciclo Morfológico de[...]

Participar da Final da Morfologia do Cavalo Crioulo na Expointer é o grande objetivo de cabanheiros e expositores que buscam essa oportunidade ao longo da temporada. Agora, no Ciclo Morfológico de 2025, além da classificação de exemplares durante as Exposições Passaportes e Prévia Morfológica, haverá também a possibilidade de classificar os animais através da participação nas Exposições Morfológicas, realizadas pelos Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC). Conforme o Vice-Presidente de Modalidades Seletivas e Exposições Morfológicas, André Luiz Narcisio Rosa, a oportunidade vai fomentar os eventos e valorizar o interior. “A iniciativa da ABCCC é para favorecer os eventos no interior e fomentar as exposições. Já foram mais de mil animais desde a última Expointer em todas as Exposições Passaportes e cerca de oito animais já têm a pontuação mínima através do ranking. Tenho certeza que vamos ampliar o número de vagas, acho que é muito importante essa nova possibilidade”, ressalta. 


 

ASSISTA O VÍDEO onde o Superintendente do Registro Genealógico, Frederico Araújo, explica sobre a nova regra vigente para o Ciclo Morfológico 2025 da Raça Crioula.



 

 

Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) esclarece que a possibilidade acontece através do Ranking das Exposições Morfológicas. Ao longo do ciclo, os animais vencedores de cada exposição somam pontos e os melhores ranqueados, dez machos e dez fêmeas, se classificam para a Final da Morfologia Expointer.  A pontuação acontece da seguinte forma: para entrar no ranking, o exemplar deve conquistar  no mínimo, 50 pontos, advindos de premiação no evento, conforme tabela de pontuação abaixo. 

 

 

 

 

O critério de desempate levará em conta a posição do ranking através das pontuações nos eventos nível “C” com maior número de animais participantes; em caso de permanecer o empate, o critério será o maior número de participantes da categoria conforme enquadramento constante no Regulamento do Registro de Mérito vigente.


 

Superintendente do Registro Genealógico da ABCCC, Frederico Araújo, explica como funciona. “O criador leva seu animal às Exposições Morfológicas, não sendo Passaporte, e aqueles que ficarem entre os quatro melhores machos e quatro melhores fêmeas vão recebendo pontuação por essa colocação ao longo do ciclo, entrando automaticamente no ranking. Ao fim do ciclo, os dez machos e dez fêmeas que obtiveram maior pontuação, terão vaga garantida na Final Morfológica da Expointer”, destaca. Ele ainda esclarece que, caso o animal esteja participando do ranking e se classifique através de uma Exposição Passaporte, o exemplar sai do ranqueamento, dando vaga para o próximo da lista. 

Acesso ilimitado aos nossos conteudos


Últimas Notícias

Corpo Técnico da ABCCC sensibiliza em prol da recuperação de Alexandre Suñe

TE, Comunicado Anual de Óbito e Inativação de Animais saiba as novas regras homologadas pelo MAPA

Dada a largada: Rolante recebe primeira Passaporte de Outono