ABCCC tem o serviço de registro genealógico aprovado em auditoria do Mapa

Colunista: ABCCC

Quarta-feira - 02 de abril de 2025

ABCCC tem o serviço de registro genealógico aprovado em auditoria do Mapa
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) recebeu, nesta terça-feira, 1º de abril, os fiscais federais do Ministério da Agricultura e Pecuária[...]

Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) recebeu, nesta terça-feira, 1º de abril, os fiscais federais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na sua sede, em Pelotas, para a realização de uma auditoria anual.  

 

Superintendente do Setor de Registro Genealógico (SRG), Frederico Araújo, explica que a auditoria é realizada anualmente, em todas as associações de raça pura, independente da espécie. “Eles fazem a auditoria para validar o serviço genealógico junto a Associação, já que o registro é autorizado pelo Mapa para que seja feito dentro da ABCCC”. 

 

Araújo ainda destaca que essa auditoria anual é realizada para verificar o cumprimento de toda a legislação vigente a respeito do registro genealógico e também para apurar todos os regulamentos, regimentos internos e estatutos da Associação. “Uma vez estabelecido esses regulamentos e regimentos, nós temos a obrigação de cumpri-los. Eles verificam tudo isso, fazem uma pré-lista de todos os 45 documentos que devemos apresentar durante a auditoria”, conta.

 

Além da documentação apresentada, segundo Araújo uma outra etapa é realizada. Os fiscais federais do Mapa escolheram em torno de 10 animais cadastrados na ABCCC, de forma aleatória, para verificar todas as documentações e registros dos animais selecionados. “Escolhem animais de diversas regiões do país, de diferentes criadores, de forma aleatória, para que eles possam ter certeza que em todos esses animais nós cumprimos todo o rito de registro estabelecido no regulamento”, esclarece Araújo. 

 

Por fim, o Superintendente destaca o compromisso da ABCCC com a Comunidade Crioulista e reforça o cumprimento de todas as obrigações legais. “Para nossa grata satisfação, tanto na questão documental, como na questão dos animais registrados, nós cumprimos na íntegra tudo que está previsto na legislação, nos nossos regulamentos, regimentos e estatuto. Finalizamos a auditoria com 100% das questões verificadas de acordo com o que está previsto. Só vamos atualizar o Regimento Interno do Colégio de Jurados no ano de 2025”, ressalta.

Acesso ilimitado aos nossos conteudos


Últimas Notícias

Carazinho terá Prova de Morfologia da raça Crioula neste fim de semana

Disputa acirrada dá título à égua mais jovem da pista na Classificatória da Argentina

Potranca encanta por equilíbrio e leveza de movimentos e leva o prêmio principal em Caçapava do Sul