As preparações para o Freio de Ouro estão a todo vapor. Após a realização da Classificatória na Argentina e o Bocal de Ouro prestes a iniciar, outra grande etapa se aproxima: a Classificatória no Uruguai, segunda semifinal internacional, para a Final Funcional da raça Crioula. O Conselho Deliberativo Técnico (CDT) e Colégio de Jurados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) realizaram a avaliação e aprovação dos jurados que estarão atuando no evento que será realizado entre os dias 06 e 10 de maio, em Montevidéu.
Gustavo Silveira Rodrigues, Ignácio Lussich e Sandro Fonseca do Amaral serão os responsáveis por avaliar os exemplares em todas as etapas da Classificatória que garante oito animais (quatro machos e quatro fêmeas) na Final do Freio de Ouro, agendada para os dias 1º a 06 de setembro, na Arena do Cavalo Crioulo, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, durante a Expointer 2025.
O Coordenador do Colégio de Jurados, Telmo Ferreira, conta que a novidade para esta edição é a formação do trio com jurado local. “Fazia um bom tempo que o trio de jurados eram brasileiros, e neste ano, um jurado do trio é uruguaio. Ignácio Lussich é um jurado reconhecido, já trabalhou bastante aqui no Brasil, já julgou na última FICCC na Argentina, e foi muito bem na reciclagem. É um jurado da nossa confiança”, destaca.
De acordo com Ferreira, o jurado Gustavo Silveira Rodrigues vem se destacando. “Ele foi um dos que julgou a Morfologia na Expointer no ano passado, um jovem jurado mas também com muito conhecimento, entendemos que ele vem se destacando entre os mais jovens”, salienta.
Compondo o trio, Sandro Fonseca do Amaral é um jurado mais experiente e participou recentemente da reciclagem realizada em Uruguaiana/RS, conforme Ferreira. “Entendemos que vamos estar juntando um pouco de juventude com experiência e é dessa forma que a gente vem tentando compor os trios, para que tenhamos julgamentos o mais justo possível”, ressalta.
Ainda conforme o coordenador, as cinco reciclagens para jurados, realizadas desde o ano passado, foram muito importantes para a escolha dos avaliadores. “As avaliações que conseguimos fazer individualmente de cada jurado nas reciclagens, tem nos possibilitado que a gente consiga formar trios parelhos, com linha de pensamento bom, que a gente tem certeza que irão trabalhar muito bem. Serve para a Classificatória no Uruguai e para as outras também, é importante que a gente vá formando trios homogêneos”, conclui.
Égua de Guarapuava leva o grande campeonato e melhor exemplar da raça Crioula
Égua de Guarapuava leva o grande campeonato e melhor exemplar da raça Crioula
Saiba quem serão os jurados da primeira seletiva nacional rumo ao Freio de Ouro 2025