Na exposição considerada a maior de gado Zebu do mundo, a Cabanha Basca, de Uruguaiana (RS), e a Cabanha Santa Larissa, de Tijucas do Sul (PR), arremataram o título de Melhor Exemplar da etapa de Uberaba (MG) da Exposição Passaporte de Outono 2025 com o cavalo Basco Herdeiro (box 12). Pertencente à expositora Mariana Franco Tellechea e Filhos em parceria com Luiz Kendy Maeda, o animal foi Grande Campeão entre os machos na tarde desta sexta-feira (2/5) na 90ª ExpoZebu, destacando-se principalmente por sua qualidade de aprumos e de pescoço. “É um cavalo de muito bom selo racial, excelente cabeça, bom pescoço, linha superior bastante correta e muito bom nível de aprumos”, pontuou o jurado Felipe Caccia Maciel, que teve como secretário Marcelo Moura, criador de ambas raças (crioula e zebuína, além de ser jurado do gado). A mostra contou com criadores de diferentes regiões e delegações da Índia e África e demais países originários e tradicionais na criação de gado zebuíno de olho na raça Crioula, única de equinos presente na feira. O técnico responsável foi Heitor Coelho.
Jurado Felipe Caccia Maciel responsável por avaliar os exemplares durante a Passaporte de Uberaba
Mariana Tellechea comemorou a vitória de longe. Acompanhando as disputas do Bocal de Ouro em Esteio (RS), ela afirmou que Basco Herdeiro é um cavalo que a Basca acredita muito desde o primeiro momento. “Ele foi o potranco mais lindo da geração e foi reservado grande campeão da FICCC da Argentina em Buenos Aires. Ele era finalista da Expointer no ano passado, mas em função de uma lesão, infelizmente não conseguiu entrar em pista. Neste ano, estamos acreditando novamente. É uma alegria enorme receber esse passaporte em Uberaba, um lugar bastante emblemático e o Cavalo Crioulo está entrando e crescendo”, acrescentou, ressaltando a importância da parceria com Maeda que, segundo ela, incentivou a participação do exemplar no passaporte.
O cabanheiro Edson Luiz Oliveira Rosa celebrou a conquista na pista de Uberaba, que foi dividida com as raças Brahman e Sindi, e destacou que o cavalo está há apenas 20 dias com ele. “Estou muito feliz. Acreditei nele e o trouxe aqui para essa pista tão importante para a raça Zebu e com tantas pessoas prestigiando”. O exemplar zaina salina carrega o sangue de Basco Onássis e de Basca Acordeona e teve a faixa de Melhor Exemplar entregue pelo presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid.
A prova, que passaporteou oito exemplares – quatro fêmeas e quatro machos – para a final nacional da Morfologia realizada durante a Expointer 2025, em Esteio (RS), deu o título de Grande Campeã para a potranca picaça Cerro Campero Rainha (box 14). A fêmea do expositor Giulianno Chemin Spréa, da Cabanha São Francisco, de Balsa Nova (PR), é filha de Mano a Mano do Rauna e Cerro Campero Gralha Azul. “É muito equilibrada, de muito bom pescoço, muito correta, caminha muito bem e com boa estrutura óssea”, considerou o jurado principal.
Segundo o vice-presidente de Relações Comerciais da ABCCC, Filipe Silveira Pavei, chamou a atenção o grande público que reuniu-se em torno da pista principal para acompanhar de perto o Cavalo Crioulo. “Estamos muito felizes. É uma região de fomento, onde precisamos cada vez mais trazer os nossos animais. O nosso cavalo é uma grande ferramenta de seleção e de trabalho”, apontou.
Presidente do Núcleo Sem Fronteiras de Criadores de Cavalos Crioulos, Gustavo Piegas, destacou que muitos criadores presentes no evento enxergam o potencial de agregação da raça em suas criações, principalmente na lida da pecuária, uma das funções originais do Cavalo Crioulo. “A passaporte de Uberaba tem crescido bastante. Acreditamos que ele seja um instrumento de expansão e de integração do Crioulo com a pecuária do Sudeste para cima”, afirmou. Ao todo, a etapa contou com 30 exemplares Marcados e três animais Incentivo.
O Núcleo Sem Fronteiras acumula 20 anos de trabalho, dos quais 10 anos são de passaportes realizados em Uberaba. “Desde o primeiro ano tivemos um nível muito bom de animais. Este ano tivemos um incremento melhor na fazenda da ABCZ, com estandes, dia de campo e palestras, então, o evento está bem movimentado. E é justamente esse o intuito, fomentarmos a raça nessa vitrine”, reforçou o criador e ex-presidente do Núcleo Carlos Piegas.
A prova, que reuniu crioulistas de diferentes regiões no Parque Fernando Costa, teve transmissão pelo canal no YouTube da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e apresentação do analista de expansão da ABCCC Lucas Corrêa Lau.
Exposição Incentivo
A prova Incentivo, realizada na quinta-feira (1º/5), teve como Melhor Exemplar a fêmea JQ Tirana (box 1), do expositor Edmond Chaker Farhat Júnior, da Fazenda Jequitibá, de Itatinga (SP). O animal gateado foi também Grande Campeã e carrega o sangue de JA Libertador e JQ Imagem. “É uma potranca que impressiona pelo seu selo racial, de boa cabeça, boas orelhas e bom pescoço. Ela apresenta um nível de adornos importantes, tanto de franja como de cola. Tem bom nível de aprumos e é correta na sua linha superior”, avaliou o jurado principal, Felipe Maciel.
Próximas etapas
As etapas da Morfologia de outono seguem em Bagé/RS (8 a 10/5), São Gabriel/RS (17 e 18/5), Goiânia/GO (21 a 24/5), Uruguaiana/RS (22 a 25/5), Sorriso/MT (29 a 31/5) e Vacaria/RS (29/5 a 1º/6).
Confira os exemplares que passam a integrar a lista de aptos para a Grande Final da Morfologia do Cavalo Crioulo, na Expointer 2025:
MACHOS
MELHOR EXEMPLAR DA RAÇA, GRANDE CAMPEÃO E CAMPEÃO CAVALO ADULTO
BOX 12 BASCO HERDEIRO
R.P. 1513, B606188, NMGC 7, NASC 16/07/2020, MACHO, ZAINA SALINA, POR BASCO ONÁSSIS(B243062) (PAI) E BASCA ACORDEONA(B447015) (MÃE)
CRIADOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS EXPOSITOR: MARIANA FRANCO TELLECHEA E FILHOS ESTABELECIMENTO: CABANHA BASCA, URUGUAIANA-RS
CABANHEIRO: EDSON LUIZ OLIVEIRA ROSA
RESERVADO GRANDE CAMPEÃO E RESERVADO CAMPEÃO CAVALO ADULTO
BOX 13 GAP ÑANDU
R.P. 2077, B589819, NMGC 7, NASC 10/11/2019, MACHO, COLORADA BRAGADA RABICANA, POR FANTÁSTICO DE SÃO PEDRO(B396137) (PAI) E ESTAMPA DE SÃO PEDRO-TE(B415068) (MÃE)
CRIADOR: EDUARDO MACEDO LINHARES EXPOSITOR: RONAY MARCHIORO CASARIN
ESTABELECIMENTO: CABANHA CASARIN, COLÍDER-MT
TERCEIRO MELHOR MACHO E CAMPEÃO POTRANCO MENOR
BOX 04 QUERO QUERO DA PÁTRIA XUCRA
R.P. 60, B643911, NMGC 8, NASC 28/10/2022, MACHO, TOSTADA, POR BUENO DE QUARACI(B540444) (PAI) E BASCA DEDICADA(B512860) (MÃE)
CRIADOR: BRUCE QUATRIN BUZZETO EXPOSITOR: BRUCE QUATRIN BUZZETO
ESTABELECIMENTO: CABANHA PÁTRIA XUCRA, FREDERICO WESTPHALEN-RS
QUARTO MELHOR MACHO E TERCEIRO MELHOR CAVALO ADULTO
BOX 10 QUERENDON DA TAMAREIRA
R.P. 495, B611605, NMGC 6, NASC 11/10/2020, MACHO, ZAINA, POR JA LIBERTADOR(B371076) (PAI) E HANA DA TAMAREIRA(B391847) (MÃE)
CRIADOR: CARLA F. MUSA / ONÉCIO SILVEIRA PRADO JR EXPOSITOR: CARLA F. MUSA / ONÉCIO SILVEIRA PRADO JR
ESTABELECIMENTO: ESTÂNCIA TAMAREIRA, SANTA RITA DO PASSA QUATRO-SP
FÊMEAS
GRANDE CAMPEÃ E CAMPEÃ POTRANCA MENOR
BOX 14 CERRO CAMPERO RAINHA
R.P. 182, B641149, NMGC 8, NASC 10/02/2023, FEMEA, PICAÇA, POR MANO A MANO DO RAUNA(B503936) (PAI) E CERRO CAMPERO GRALHA AZUL(B393265) (MÃE)
CRIADOR: GIULIANNO CHEMIN SPRÉA EXPOSITOR: GIULIANNO CHEMIN SPRÉA
ESTABELECIMENTO: CABANHA SÃO FRANCISCO, BALSA NOVA-PR
RESERVADA GRANDE CAMPEÃ E CAMPEÃ ÉGUA ADULTA
BOX 33 QUARESMA DO RIBEIRÃO BONITO
R.P. 408, B606527, NMGC 6, NASC 14/09/2020, FEMEA, COLORADA SALINA RABICANA, POR BASCO BANDIDO(B460174) (PAI) E JACUTINGA DO RIBEIRÃO BONITO(B464720) (MÃE)
CRIADOR: ARISON JUNG EXPOSITOR: ARISON JUNG
ESTABELECIMENTO: CABANHA RIBEIRÃO BONITO, GUARAPUAVA-PR CABANHEIRO: CLAUDIO RIBEIRO
TERCEIRA MELHOR FÊMEA E CAMPEÃ ÉGUA MENOR
BOX 25 QUEBRA NOZES DO IMBUIAL
R.P. 569, B633997, NMGC 6, NASC 01/12/2021, FEMEA, COLORADA, POR BASCO BANDIDO(B460174) (PAI) E INESPERADA DO IMBUIAL(B588259) (MÃE)
CRIADOR: EVALDO MENDES TABORDA EXPOSITOR: EVALDO MENDES TABORDA
ESTABELECIMENTO: CABANHA SANTA LUZIA DO IMBUIAL, CURITIBA-PR
QUARTA MELHOR FÊMEA E RESERVADA CAMPEÃ POTRANCA MENOR
BOX 19 JQ SERTÂNIA
R.P. 228, B652567, NMGC 6, NASC 25/10/2022, FEMEA, COLORADA BRAGADA RABICANA, POR VINCHUCA DA BOA VISTA(B451415) (PAI) E JQ JARARACA(B448033) (MÃE)
CRIADOR: EDMOND CHAKER FARHAT JÚNIOR EXPOSITOR: EDMOND CHAKER FARHAT JÚNIOR ESTABELECIMENTO: FAZENDA JEQUITIBÁ, ITATINGA-SP
CABANHEIRO: PEDRO HENRIQUE FERREIRA CORREA
Passaporte de Uruguaiana classificará animais para a grande final em Esteio
Lixiguana Do Itaó-Te encanta pela feminilidade e vence em São Gabriel
São Gabriel sediará etapa do Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo