Final de semana será de Passaporte do Cavalo Crioulo em Vacaria

Colunista: Jardine - Agencia de Comunicação

Quinta-feira - 29 de maio de 2025

Final de semana será de Passaporte do Cavalo Crioulo em Vacaria

O final de semana será de mais uma etapa do Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo. Desta vez, a prova Passaporte será realizada em Vacaria (RS) de sexta-feira (30/5) a domingo (1º/6). A projeção é de que, aproximadamente, cem equinos participem das disputas no Parque Nicanor Kramer da Luz, entre as categorias Incentivo e Confirmados. “Nossa cidade fica geograficamente bem localizada, possui estrutura hoteleira qualificada, e um parque de exposições já tradicionalmente conhecido por receber grandes eventos, por isso acreditamos que será uma grande Passaporte”, espera o vice-presidente do Núcleo Serrano de Criadores de Cavalos Crioulos (NSABCCC), Guilherme de Vargas Bizotto.

O Cavalo Crioulo é, segundo Bizotto, a raça mais criada na região atualmente e possui um público de criadores e usuários consolidados. “É uma honra promovermos mais uma Passaporte. Ficamos muito felizes por este privilégio e esperamos continuar contribuindo para expansão na região e garantindo a evolução do Cavalo Crioulo como raça”, acrescenta. O Núcleo já realizou Passaportes em Vacaria nos anos de 2001, 2010, 2014, 2017 e 2024.

Nesta edição, o jurado principal será Caco Loureiro de Souza, que contará com o auxílio de Arthur Severo Zago. Serão selecionados oito exemplares - quatro machos e quatro fêmeas - para a grande final da Morfologia na Expointer 2025, em Esteio (RS). O evento terá transmissão pelo canal no YouTube da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC) e apresentação de Leandro Godinho.

A Passaporte de Vacaria é uma realização da ABCCC e do NSABCCC e conta com apoio da Associação Rural de Vacaria e do Sindicato Rural de Vacaria. O Ciclo Morfológico do Cavalo Crioulo 2025 tem patrocínio de Supra, Vetnil, John Deere e Florestal.

Programação
Sexta-feira (30/5)

9h - Revisão Coletiva
14h - Concentração de Machos
16h - Admissão

Sábado (31/5)
8h - Início do Julgamento Morfológico
11h30min - Intervalo para Almoço
13h30min - Retorno do Julgamento

Domingo (1º/6)

8h - Julgamento dos Campeonatos e Grandes Campeonatos


Últimas Notícias

Expo Outonal 2026 será realizada junto com a Classificatória Gaúcha Sul

Prévia Morfológica FICCC define exemplares com “nível extraordinário”

Saiba tudo sobre a Prévia Morfológica para a Expo FICCC 2026